Chance de aprender uma profissão de forma gratuita

Região – Os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) são uma excelente oportunidade para quem procura aprender uma nova profissão. Além de aulas gratuitas, o interessado recebe auxílio-transporte e lanche. O projeto tem o objetivo de aumentar e melhorar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para pessoas de baixa renda.
Nesta semana, iniciaram em Sapiranga cursos de desenhista da construção civil e inglês básico no Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul). Além disso, cursos de Espanhol e Inglês Básico ocorrem no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 
Em Nova Hartz, os cursos gratuitos tiveram as inscrições encerradas em fevereiro. Mais de 70 pessoas são beneficiadas.
Araricá inicia cursos
São três cursos em andamento: inglês básico, auxiliar administrativo e o de Assistente de Planejamento e Controle de Produção. Os três cursos gratuitos iniciaram em março e encerram entre maio e junho. Para o próximo semestre, a Prefeitura de Araricá ainda aguarda o retorno do governo federal para novas vagas.
O que é o pronatec
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os cursos são oferecidos por escolas públicas estaduais, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem – como o Senai e o Senac.
Sapiranga e Campo Bom
Cursos em Sapiranga
Iniciam no dia 5 de maio, no Senac, os cursos de costureiro, padeiro e confeteiro. O curso ocorrerá de segunda à sexta, no período da tarde. No dia 7 de maio inicia o curso de salgadeiro, nos mesmos dias e horários.
No Senai de Sapiranga, a partir do dia 5 de maio, durante a manhã, serão ministrados os cursos de instalador hidráulico residencial, operador de computador e pintor de obras. No dia 2 de junho também pela manhã, começa o curso de mecânico de máquinas de costura, e no dia 30 de junho, durante a tarde, o curso de eletricista predial de baixa tensão. As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), nos bairros São Luiz e Amaral Ribeiro e na Secretaria de Assistência Social, na Av. 20 de Setembro.
CAMPO bOM 
Atualmente, são dois cursos em andamento, mobilizando 50 pessoas: de vendedor e mecânico. Na próxima segunda-feira (21) iniciam as inscrições para mais cursos profissionalizantes. Serão abertas vagas para os cursos de auxiliar administrativo, eletricista de automóveis e costureiro de calçados. Estas aulas começam no dia 12 de maio. A Prefeitura lembra que para fazer o curso é necessário ter renda de até três salários mínimos ou ser beneficiário do Bolsa Família.