CFC de Campo Bom se adapta ao “novo normal”

CFC Campo Bom já se adequou à nova realidade | Foto: Henrique Ternus

Por Caroline Waschburger

Campo Bom – Para muitos, o sonho da Carteira de Motorista precisou ser adiado por conta da pandemia causada pela Covid-19. No entanto, conforme o tempo passa e a pandemia avança, as empresas estão buscando se readaptar ao “novo normal”.

 

“Estamos com pessoal reduzido devido à bandeira vermelha. Diminuímos o quadro de trabalho em 50%, mas estamos conseguindo atender todos”, explicou Caio Trainini, Diretor de Ensino do CFC de Campo Bom.

 

O protocolo para a realização das provas teóricas e práticas também mudou. De acordo com Trainini, as vagas para as provas teóricas estão reduzidas em 50% devido ao protocolo de distanciamento social. “Mas assinamos um protocolo de intenções com o Detran/Rs onde o CFC irá adquirir 6 computadores para serem utilizados exclusivamente na aplicação de provas teóricas, de maneira eletrônica. Os alunos prestarão prova no CFC, e o resultado sairá na hora, ganhando uma semana de prazo, pois atualmente é o tempo que leva. Esta novidade fará com que não haja espera para realização dos exames, que, atualmente, está muito grande. Devido à redução de vagas, temos uma quantidade significativa de alunos esperando para realização das provas, algo em torno de 100 alunos”, explica o diretor.

 

“Não medimos esforços”

“No momento temos 100 alunos esperando prova teórica e estamos com 32 vagas por semana apenas, mas as vezes conseguimos mais atendimento extra, como no caso desta semana, ao invés de 32 vagas, conseguimos 64 – 32 na segunda-feira e 32 na terça-feira”, explicou Trainini. “Não estamos medindo esforços para conseguir atender todos os que necessitam realizar provas, mas, infelizmente, as vagas são disponibilizadas pelo Detran/Rs e o CFC Campo Bom não tem gerência sobre isto. Podemos apenas argumentar com o Detran/Rs ou trocar uma eventual sobra de vagas da prática para a teórica”, ressaltou o diretor Trainini.

Entenda os protocolos

O Diretor de Ensino do CFC de Campo Bom ainda explicou que, entre os protocolos adotados pelo Centro de Formação de Condutores, estão o controle de acesso de clientes nas dependências do CFC, tapete sanitizante e álcool gel, além de a entrada só ser permitida mediante o uso de máscaras.

As aulas teóricas estão acontecendo de maneira remota e nas práticas, os instrutores higienizam os veículo com álcool 92ºGL a cada troca de aluno. Dessa forma, nem o aluno e nem o instrutor correm riscos. Os dois também precisam utilizar a máscara de proteção. “Todo mês realizamos a sanitização dos veículos e das dependências do CFC, através de empresa especializad. Garantimos, assim, maior segurança para todos os que frequentam o ambiente do CFC Campo Bom”, diz o diretor.

Para evitar a aglomeração de pessoas no CFC, os horários dos médicos e psicólogos também foram ampliados. “Ficamos com horário todos os dias pela manhã e à tarde. Desta forma, conseguimos atender todos os clientes no mesmo dia em que procuram nosso CFC”, diz Trainini.