Cercamento com câmeras garantirá mais segurança em Sapiranga

Em breve um veículo em situação irregular não passará em branco no município, a partir do início da operação das 11 câmeras do cercamento eletrônico que será instalado em Sapiranga. Assim que identificado pelo equipamento, um alerta acaba sendo emitido na central de videomonitoramento e, logo, repassado para a guarnição da Brigada Militar mais próxima do fato, que abordará o veículo. O cercamento eletrônico é mais uma das apostas do Estado para ajudar no combate ao furto e roubo de veículos. Com a adesão do Município ao convênio de Consultas Integradas, os agentes de Trânsito de Sapiranga também estarão aptos, por meio de senhas individuais, a fazerem consultas e monitoramento nas câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos do Município. Além disso, o sistema permitirá também o acesso às câmeras de outros municípios e pedágios, em investigações.

Fruto da mobilização de prefeitos da região

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, afirma que quando presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS), apresentou ao Estado um projeto, fruto da mobilização de prefeitos de diferentes partidos para garantir recursos de emendas parlamentares. “Segui cobrando do governo para que este importante projeto da área de segurança saísse do papel. A ação teve importante e corpulento apoio do Movimento #Paz e dos prefeitos dos 12 municípios da região. Os encontros com o governo do Estado (gestão José Ivo Sartori) foram firmes e determinantes para execução do cercamento”, declarou a prefeita.
Corinha também afirma que a conquista está relacionada ao esforço da bancada gaúcha na Câmara Federal e ao trabalho do então deputado federal, Renato Molling, que destinou mais R$ 2 milhões aplicados no sistema de cercamento eletrônico, instalado em várias cidades.

Equipamentos estão sendo instalados em Sapiranga nos pontos estratégicos

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling faz uma observação: “apesar de ser responsabilidade do Estado, Sapiranga não dá as costas para a segurança pública. Cobra do governo, mas também toma iniciativa de atuar nesta área em benefício da população”, finaliza.
Os equipamentos estão sendo instalados em locais estratégicos.“É diferente do videomonitoramento por que pelo registro de fotos, um sinal sonoro é emitido no instante da identificação do carro em situação irregular”, afirma o chefe da Guarda de Trânsito em Sapiranga, Sidnei Soares. Os pontos de instalação não serão divulgados para a eficácia do sistema.

Foto e texto: Fábio Radke