Cerca de 28 mil pessoas acima dos 18 anos ainda precisam completar o esquema vacinal contra a Covid-19 em Sapiranga

Foto: Vitor Carvalho/ Departamento de Comunicação

Por Prefeitura de Sapiranga

Conforme dados extraídos do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), cerca de 28 mil pessoas se encontram com alguma dose da vacina contra o coronavírus em atraso em Sapiranga, ou seja, não completaram o esquema vacinal com segunda ou terceira dose.

Até esta quarta-feira, 9, eram 4.073 pessoas com 18 anos ou mais com a dose 2 atrasada (8,13%) e 24.838 pessoas 18 anos ou mais com a dose de reforço atrasada (43,9%). A cidade oferece ao todo nove postos de vacinação (confira abaixo), além de formar parcerias com empresas para imunização de grupos.

“Pedimos para que as pessoas com a vacina em atraso procurem as unidades de saúde para completar o esquema vacinal. Percebemos que com o esquema completo, mesmo contraindo a Covid, são apresentados sintomas leves da doença, não necessitando internações, o que nos mostra a eficiência da vacina”, explicou a secretária Municipal de Saúde, Janete Hess.

A coordenadora das Imunizações da Secretaria de Saúde, Marise Franzen, ressalta que estudos comprovam que a forma grave da doença tem menor chance de se desenvolver após a imunização. “Um estudo da Secretaria Estadual da Saúde mostrou que idosos com a dose de reforço tiveram 21 vezes menos risco de óbito em comparação com aqueles não vacinados”, explicou.

Onde vacinar

A vacinação contra a Covid-19 ocorre diariamente nas unidades de saúde de Sapiranga, algumas inclusive ampliaram seu horário de atendimento facilitando o acesso da população, como é o caso da Unidade de Saúde do Centro, que funciona diariamente das 7h até as 21h. Na UBS Centenário, UBS Amaral Ribeiro e UBS São Luiz, o horário para vacinação é das 7h até as 19h. Na ESF São Paulo, Bairro Oeste, João Goulart e Morada São Luiz, é das 7h até as 18h. Na UBS Vila Irma, das 7h até as 13h. Nas terças-feiras não há vacinação de adultos nas unidades de saúde Morada São Luiz, São Paulo, João Goulart e no Posto do Centro, devido à vacinação das crianças que ocorre nesses lugares neste dia. Confira os endereços das unidades de saúde.

Vacinação nas empresas

Empresas interessadas em vacinação dos funcionários podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica para agendamento pelo telefone 3959.1005, ramal 208. Até o momento, 11 empresas agendaram a vacinação. Em algumas, a ação ocorre a cada 15 dias para poder contemplar todos os funcionários de acordo com a data do aprazamento da vacina. Além das empresas, há vacinação em Comunidades Terapêuticas e Instituições de Longa Permanência de Idosos.

Fique em dia com a imunização

Confira o cronograma das doses a receber conforme a vacina:
Coronavac/Butantan (para pessoas com 18 anos ou mais)
Esquema primário de duas doses
Segunda dose: 28 dias (quatro semanas) após a primeira dose
Reforço: 4 meses após a segunda dose

AstraZeneca/Fiocruz (para pessoas com 18 anos ou mais)
Esquema primário de duas doses
Segunda dose: de 28 a 56 dias (4 a 8 semanas) após a primeira dose
Reforço: 4 meses após a segunda dose

Janssen (para pessoas com 18 anos ou mais)
Esquema primário de dose única
Reforço: 4 meses após a segunda dose

Pfizer (para pessoas com 12 anos ou mais)
Esquema primário de duas doses
Segunda dose: de 21 a 84 dias (3 a 12 semanas) após a primeira dose
Reforço (somente para pessoas acima de 18 anos): 4 meses após a segunda dose

Doses infantis

Pfizer (para crianças dos 5 aos 11 anos)
Esquema primário de duas doses
Segunda dose: 56 dias (8 semanas) após a primeira dose
Reforço: ainda não previsto

Coronavac/Butantan (para crianças dos 6 aos 17 anos, exceto indivíduos imunossuprimidos)
Esquema primário de duas doses
Segunda dose: 28 dias (quatro semanas) após a primeira dose
Reforço: ainda não previsto