CEO da Usaflex projeta futuro em Campo Bom e já fala em abertura de mais duas unidades após 2021

Campo Bom – O acordo de permanência da Usaflex em Campo Bom foi selado no último dia 20, em reunião entre prefeito, Luciano Orsi, o CEO da empresa, Sérgio Bocayuva, e secretários da administração.

Bocayuva concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Repercussão na última semana, e confirmou que a inauguração das operações no novo prédio, localizado no bairro Rio Branco (antigo Calçados Viadei) será em 3 de junho, uma segunda-feira. “Provavelmente teremos um almoço comemorativo, com prefeito e secretários. Toda a estrutura, como maquinários, serão transferidos a partir de quinta-feira, perdendo apenas a sexta-feira pela manhã (de produção)”, explicou o CEO.

Até a inauguração, melhorias nas instalações serão realizadas, como climatização dos ambientes e refeitório.

Conforme o acordo, a Administração Municipal entrará com uma contrapartida de R$200 mil. “Este valor será utilizado para adaptações estruturais, projeto elétrico, reforço de recarga de energia, etc.”, destacou.

Os planos futuros da Usaflex em Campo Bom, que justificam o apoio do Município, incluem a ampliação do quadro de funcionários.

Segundo Bocayuva, serão 120 colaboradores em cinco anos, com projeção de superar este número. Hoje, a unidade campo-bonense emprega 400 pessoas.

Plano de crescimento em 5 anos

Sérgio Bocayuva, CEO da Usaflex

O plano de crescimento da Usaflex para Campo Bom inclui, segundo o CEO, uma perspectiva de aumento de produção para os próximos cinco anos de, no mínimo, 50%. Em relação a linha de montagem do calçado, apenas a costura é realizada em Campo Bom. “Atualmente é somente costura, com a ampliação será uma esteira completa”, explica o empresário, que revela a abertura de mais duas unidades pela região. “As estruturas atuais estão modeladas para suprir as necessidades até 2021, após isso, será necessário mais 2 unidades”, destaca. Sobre o envolvimento da Administração Municipal, o CEO valoriza. “Papel fundamental, não somente no suporte a busca do novo prédio, como também no acordo de negociação e de contrapartida”, define.Ele ainda salientou que uma mão de obra qualificada, “sempre”, se torna um diferencial. Quando questionado se a região ainda tem um DNA calçadista, declarou: “Sim, por isso o esforço de manter a unidade na cidade”.

Usaflex reflete tendência

Em meio a tantas crises pelas quais o setor calçadista já passou, a Usaflex se destaca no mercado brasileiro pelo sucesso do negócio e constante crescimento. Bocayuva fez uma análise do cenário atual e da própria Usaflex. “ O cenário hoje é um reflexo da má gestão do setor e de uma visão ultrapassada de mercado. O sucesso da Usaflex reflete uma tendência de mercado pelo conforto, onde é líder mundial na fabricação de calçados de conforto, em face ao forte investimento em inovação e tecnologia, aplicado aos calçados. Além disso, a entrada do fundo proporcionou uma mudança de visão de indústria à visão de varejo, acoplada à técnicas de gestão e governança, aos quais o forte investimento em mídia e projeto de franquias vem propiciando uma nova experiência ao consumidor”, explicou.

Texto e Fotos: Sabrina Strack