Centro Médico Sapiranga chega aos 40 anos de qualidade no atendimento

Sapiranga – 40 anos de história. É esse o tempo que o Centro Médico Sapiranga atua no Município. Desde 1º de março de 1978 faz parte da história da própria cidade prestando serviços de saúde para toda a população. Desde então foram mais de 5 milhões de pessoas atendidas pelos profissionais. “Se levarmos em conta a população atual da cidade, atendemos em torno de 60 vezes cada habitante”, destaca a equipe diretiva, formada pelo pediatra Carlos A. C. Chemale, pelo cardiologista Flávio D. de Oliveira e por José Inácio R. e Rosa, especialista em cirurgia geral e clínica médica.

No início, o Centro Médico se dedicava ao atendimento dos funcionários das indústrias da cidade (o que mantém até hoje), o que contribuiu bastante para a recuperação e manutenção da saúde daqueles colaboradores. Além disso, foi e continua sendo importante na organização e racionalização do atendimento médico em Sapiranga.

Na atualidade a clínica atende também a população em geral da cidade, tendo desenvolvido com esta um forte vínculo de confiança. “O atendimento aos funcionários das empresas é uma parte importante do nosso trabalho. Nos últimos anos fomos conquistando a confiança de toda a comunidade e passamos a atender pacientes privados e de várias outras entidades”, explica a diretoria. O objetivo segue sendo o de oferecer um centro de atendimento para a maioria dos problemas de saúde.

A ideia inicial e o começo de tudo

O Centro Médico, durante os 15 primeiros anos, funcionava em um prédio na esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida João Corrêa. Foi em 1993 que as operações foram transferidas para o prédio atual. Conforme a diretoria do Centro Médico, o objetivo principal com a abertura da clínica, há 40 anos, foi proporcionar um atendimento mais amplo e com plantões de urgências para a comunidade, que, na época, contava apenas com os consultórios dos médicos. Até então, a comunidade era atendida por médicos individuais em seus consultórios. Foi identificada a necessidade de um atendimento mais amplo com plantões de urgências, várias especialidades e exames complementares.

O Centro Médico hoje atende através de operadoras de planos de saúde, entidades associativas e outras. São mais de 25 especialidades oferecidas. Dentre essas, destacam-se Clínica Geral, Pediatria, Cardiologia, Neurologia, Psicologia, Psiquiatria, Nutrição, Cirurgia Plástica, Urologia, tratamento contra a obesidade, Otorrino, Gastroenterologia, Dermatologia, Ortopedia/Traumatologia, Oftalmologia, Ginecologia, Ambulatório, Odontologia, Medicina do Trabalho e Medicina Estética.

280 pacientes diários

Segundo a diretoria da clínica, dentre todas as especialidades oferecidas, as mais procuradas pelos pacientes do Centro Médico são Clínica Geral, Ginecologia, Oftalmologia e Pediatria. Uma média de 280 pessoas são atendidas diariamente em consultas médicas na clínica, que hoje conta com mais de 100 colaboradores, sendo que destes, 60 são médicos.

Para o futuro, o objetivo é proporcionar cada vez mais qualidade para a população. “Estamos fazendo modificações na infraestrutura, aperfeiçoando os métodos de gestão e, principalmente, selecionando cada vez com mais rigor os médicos e colaboradores”, pontuam os diretores.

Texto e Fotografia: Sabrina Strack