Centro Médico de Sapiranga oferece testes RT-PCR e rápido de Covid-19

Teste molecular RT-PCR, feito a partir de amostra coletada no nariz, é o mais indicado para diagnosticar o coronavírus Foto: Henrique Ternus

Por Henrique Ternus Lamb

Sapiranga – O Centro Médico Sapiranga está realizando testes de diagnóstico do novo coronavírus na população da região. Na casa de saúde, estão disponíveis tanto o teste molecular, conhecido por RT-PCR, quanto o teste rápido ou sorológico. Segundo a gerente administrativa da instituição, Rosana Pereira Dias, a casa de saúde tem capacidade para realizar, diariamente, 50 testes moleculares e 120 testes rápidos.

Para quem realizar os exames, a recomendação é que, no caso de pacientes assintomáticos, deve-se manter apenas os cuidados gerais recomendados, como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos. Caso a pessoa apresente sintomas, a indicação é o isolamento domiciliar até a obtenção do resultado do exame, o que, em média, ocorre após três dias. Segundo a gerente do Centro Médico, o cuidado é importante até mesmo com as pessoas próximas de quem testou positivo para a doença. “Vale lembrar que casos suspeitos são aqueles com contato próximo a pacientes com diagnóstico positivo da doença e com sintomas, como tosse, dor de garganta, alteração de olfato e paladar, febre maior do que 37,8°C, fadiga intensa, cefaleia, diarreia, náuseas e vômitos. Idosos podem apresentar sintomas atípicos”, enfatizou Rosana.

Como são realizados os testes?

O teste rápido, ou sorológico, é realizado a partir do sangue do paciente. A amostra é coletada a partir de um furo em um dedo da mão, feito com agulha. O sangue é coletado com uma pequena espátula, e depositado no dispositivo do teste rápido, junto com o reagente. Entre 15 e 30 minutos, ocorre a reação que possibilita a análise do resultado, que é semelhante a um teste de gravidez: duas linhas indica que o exame é positivo; uma linha indica que o resultado é negativo para a presença de anticorpos contra o coronavírus.

Já no teste molecular RT-PCR, a análise é feita através de amostra coletada no nariz ou garganta do paciente, utilizando o swab flexível (semelhante a um cotonete grande). Esse swab é então enviado a um laboratório especializado, que vai analisar a coleta para tentar identificar a presença da molécula RNA do vírus. Se encontrar, o resultado é positivo e indica que a pessoa está infectada com o vírus.

Diferenças entre rápido e RT-PCR

O RT-PCR (cuja sigla em inglês significa Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa) é um exame que detecta a presença da molécula RNA do coronavírus no organismo da pessoa testada. O RT-PCR, portanto, diagnostica se a pessoa está infectada com o vírus no momento da testagem. A recomendação é realizar este teste entre o terceiro e sétimo dia após o início dos sintomas, para que o resultado seja mais preciso. Os diagnósticos são disponibilizados em até três dias úteis. Segundo o Centro Médico, esse teste é muito sensível e considerado o melhor para o diagnóstico precoce da doença.

O teste rápido ou sorológico identifica a presença de anticorpos contra a Covid-19 na corrente sanguínea do paciente. É realizado a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta de um dedo. A recomendação é realizar esse exame a partir do décimo dia após início dos sintomas, já que esse teste serve somente para identificar se a pessoa já teve contato ou não com o vírus. O resultado é constatado em até 30 minutos após a testagem. Segundo a Anvisa, esses testes não confirmam de forma definitiva se a pessoa tem ou não a doença, já que o resultado varia de acordo com o sistema imunológico de cada pessoa. Esse tipo de exame é utilizado principalmente para avaliar a disseminação do vírus, e não serve como diagnóstico médico da doença.

Como os pacientes podem agendar o teste?

No Centro Médico, o teste RT-PCR, que serve como diagnóstico da doença, está disponível por R$350. Já o teste sorológico, ou rápido, pode ser realizado pelo valor de R$240. Segundo a instituição, os pagamentos podem ser realizados com cartão de crédito e parcelados em até três vezes. Além disso, não há fila de espera para a realização dos exames, mas o Centro Médico recomenda que o atendimento seja agendado com antecedência, através do telefone 3599-8300. A instituição funciona de segunda à sexta, das 7h às 22h, e, nos sábados e feriados, das 8h às 19h.