Centro de Diagnóstico do Hospital Sapiranga oferece tecnologia de ponta

Sapiranga – O recém inaugurado Centro de Diagnóstico do Hospital Sapiranga já conseguiu aumentar o fluxo de atendimentos para os exames de imagem desde que entrou em operação, no início do mês de agosto. O espaço conta com equipamentos novos para ressonância magnética e tomografia computadorizada e, para os próximos meses, está prevista também a instalação de um novo aparelho para raio-x.

 

A nova estrutura amplia a capacidade de atendimentos, já que em média são realizados de 800 a mil exames mensais, e agora esse número poderá ultrapassar os 2 mil exames de imagens realizados por mês no Centro. Além de poder atender mais pacientes, o novo aparelho de ressonância de campo fechado, possibilita a execução de vários novos protocolos e exames diagnósticos diferenciados. Uma grande novidade são os exames com sedação, com o acompanhamento de um anestesiologista e sala de recuperação anestésica. Todos estes novos recursos, acompanhados pelos equipamentos de última geração, fazem com que a abrangência dos atendimentos seja ainda maior, nas áreas de neurologia, cardiologia, urologia e mastologia.
O investimento total do novo Centro de Diagnóstico foi de mais de R$ 4,5 milhões, entre recursos próprios e emendas parlamentares, e a diretoria do Hospital Sapiranga destaca que o objetivo é sempre ampliar os serviços buscando a resolutividade dos atendimentos, para que o paciente possa realizar o diagnóstico e tratamento sem necessidade de deslocamento para outros Centros.

Referência estadual

A disponibilidade de exames sofisticados faz com que o Centro de Diagnóstico receba também pacientes de outras regiões do estado. Através do Sisreg- Sistema Nacional de Regulação, ferramenta do Sus, o local pode receber encaminhamento de pacientes de todo o RS.

Elita Hermann, diretora executiva. “É uma satisfação muito grande poder fazer essa entrega para a comunidade. O nosso objetivo é fornecer serviços resolutivos, para que o cidadão possa fazer o seu diagnóstico e tratamento próximo da sua casa”.

Graciele Nonemmaker, enfermeira coordenadora de diagnóstico. “Com esses novos equipamentos conseguimos atender exames de maior complexidade, que são oferecidos somente em grandes centros, e que agora estão disponíveis em nosso hospital”.

Ampliações vão continuar

O Hospital Sapiranga prepara outras novidades para os próximos anos. O novo anexo da casa de saúde possui quatro pavimentos, no primeiro será instalada a nova emergência, com o dobro de área que possui hoje. O segundo piso já abriga a Clínica Artha (parceira na área de oncologia) e também vai receber um espaço para cardiologia e saúde da mulher. O terceiro andar, onde já está instalada a UTI adulto com 20 leitos, vai oferecer uma unidade direcionada para a saúde mental. E, por último, no quarto pavimento será instalada a unidade de internação SUS, que será toda reformulada e transferida para o novo prédio ainda este ano. “Temos muitas mudanças previstas, sempre progredindo nos serviços e atendimentos”, complementa a diretora Elita Hermann.