Centro de Controle de Zoonoses passa por ampliação e reforma em Sapiranga

Por Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – Iniciadas as obras de ampliação e melhorias no Centro de Controle de Zoonoses de Sapiranga, o CCZ. A Administração Municipal está investindo R$ 264.630,10 de recurso livre do Município para a realização das obras. O projeto prevê aumento da área construída e a reforma do prédio existente. O layout interno será reorganizado, separando as atividades, com espaço específico para os procedimentos clínicos e cirúrgicos, além da individualização dos espaços de depósito, copa e atendimento aos visitantes. O número de baias (para cães em atendimento clínico) será aumentado para 16 unidades (estão sendo construídas 10 baias novas). A rede de esgoto será reconstruída e o efluente será tratado em dois conjuntos novos de fossa e filtro, além da pavimentação de parte do pátio e a instalação de bebedouros automáticos para os cães.

Serão 127,15m² a mais de espaço no CCZ, totalizando 337,50m² de área construída, além dos pátios cobertos. Além disso, o prédio e baias existentes serão reformados. A sala de cirurgias e o ambulatório serão ampliados e reservados do restante das atividades, com acesso restrito aos técnicos do Centro. É por isso que as castrações estão suspensas por enquanto. Assim que finalizadas as obras nesses locais, os procedimentos serão retomados, gradativamente.

Estrutura do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses abriga cães que foram abandonados ou sofreram maus tratos, recolhidos através de protocolo registrado no Centro Administrativo. Para que o Centro possa continuar recolhendo animais das ruas e proporcionando melhor qualidade de vida a todos eles, é essencial que aqueles que hoje estão abrigados sejam adotados. Todo cão merece uma família que lhe dê, além de alimento e abrigo, amor e atenção. Há muitos cães adultos prontos para serem adotados. Cachorros que se adaptam de forma tranquila a um novo lar. São 44 animais hoje no CCZ, dentre eles há casos especiais, de cães que precisam de atenção e cuidados específicos, como casos de alergias dermatológica, paralisia e medo extremo. 11 são filhotes. Todos aguardam pelo seu final feliz.

Todos os cães disponibilizados para adoção são castrados, vacinados e chipados. No caso de cão ainda filhote, o adotante deve se comprometer a retornar ao CCZ, quando o animal completar 6 meses, para que seja castrado. A adoção ocorre mediante assinatura de termo de posse e o adotante passa a ser o responsável pelo animal. Assim, qualquer situação de maus tratos ou abandono, o tutor poderá responder criminalmente. Interessados em adotar um cão podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e agendar uma visita. Telefones para contato: 3959-1056 e 3959-1057.

Além do recolhimento e tratamento de cães abandonados ou em situação de maus tratos, o CCZ atua também com o Projeto de Castrações por bairros. Mais de 1250 cães já foram castrados pelo CCZ através do Projeto, em que o munícipe de baixa renda pode se inscrever para castrar, sem custo, seu cão. Aquelas famílias avaliadas pela assistente social e cujo animal é avaliado pelo médico veterinário são liberados para a participação na palestra de esclarecimentos, requisito obrigatório para a efetiva castração do animal.

Ainda, durante o ano de 2019, foi investido um total de R$ 92.214,05 em medicamentos e insumos ao CCZ. Recentemente, o Centro também recebeu um veículo identificado para uso restrito da equipe, composta por duas médicas veterinárias e um serviços gerais. O carro é utilizado para atendimento de protocolos e demais necessidades.