Centro comunitário receberá crianças na volta às aulas

Sede da Chapeuzinho Vermelho, no bairro 25 de Julho Foto: Jordana Fioravanti

Campo Bom – O Centro Comunitário do bairro 25 de Julho, em Campo Bom, está sendo readequado para acolher alunos enquanto a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Chapeuzinho Vermelho passa por obras internas. Com as intervenções previstas, diferentes salas estão sendo organizadas com repartições de divisórias, além da construção de sanitários para crianças, cozinha e refeitório. “Desde o planejamento da reforma do espaço interno da escola sabíamos que era necessário outro local para o atendimento das crianças da escola. A associação está muito bem estruturada e somente carece de algumas adaptações no local para atender de forma adequada as crianças. E também não sai do espaço do bairro”, explica a secretária municipal de Educação e Cultura Simone Schneider.

Ainda segundo a responsável pela pasta da educação, em torno de 85 crianças serão atendidas neste local assim que a retomada das aulas for autorizada pelo Estado. “Essa é uma forma encontrada pela Administração para dar continuidade à educação das crianças enquanto o prédio da Chapeuzinho Vermelho passa por melhorias”, acrescenta o prefeito Luciano Orsi. O valor do investimento no centro é de R$ 22.700,00.

Posterior aumento de vagas

Com o término da ampliação e reforma da escola infantil que está localizada no bairro 25 de Julho, o número de vagas na entidade de ensino será quase do dobro. Atualmente, a capacidade de atendimento é de 85 crianças e, após as melhorias, deve aumentar para 155. “Nós não chegamos a matricular os bem pequenos na Chapeuzinho esse ano, mas sim remanejamos que fossem para outra escola. Não tínhamos o berçário nessa escola. Com o fim das obras vamos conseguir atender a todos os níveis da educação infantil”, disse a secretária. O prazo para o fim das obras ainda não foi confirmado.

Escolas recebem investimentos

A escola Chapeuzinho Vermelho faz parte de uma lista de sete escolas da rede pública de ensino que passarão por reforma e ampliação no município. As demais seis entidades de ensino são a escola de ensino fundamental Marcos Silvano, Borges de Medeiros, Rui Barbosa e Santos Dumont e as de educação infantil Guilhermina Blos e Dom Pedro I. O investimento é de mais de R$ 3,2 milhões. Ainda de acordo com a secretaria municipal de Educação, melhorias como a construção de novas salas, ginásio de esportes, banheiros e pintura, estão previstos.

A secretária Simone comenta ainda o desafio enfrentado por professores e alunos, com a suspensão das aulas em virtude da pandemia do Covid-19. “Avalio de forma positiva, nós ainda não iniciamos as aulas presenciais, mas atuamos no modo remoto, com profissionais super qualificados. Com o apoio dos familiares, o resultado é um sucesso. Nós dependemos muito dessa parceria de todos”, declara informando que a retomada hoje depende de autorização por meio de decreto do Governo do Estado.