Censo pedagógico irá mapear as demandas sociais da comunidade escolar de Sapiranga

Grupo atuando na construção do formulário do censo (Foto: Divulgação)

Sapiranga –  Nesta terça-feira, dia 13, a Secretaria de Educação passou a dar início ao primeiro censo pedagógico realizados com todas as famílias das 33 escolas de educação infantil e ensino fundamental de Sapiranga.
Todos os pais ou responsáveis por alunos receberão um questionário. Nele, constarão perguntas sobre quantidade e informações dos filhos, se a família tem acesso à internet, se tem computador ou celular (e quantos), base salarial dos integrantes da família e demais questionamentos que ajudarão o município a fazer um mapeamento das demandas sociais da comunidade escolar sapiranguense.
A secretária de Educação, Cláudia Kichler, enfatiza a importância das famílias responderem o questionário. “Nosso objetivo principal é fazer um raio-x da nossa realidade. Por exemplo, adianta aumentar as aulas online se grande parte da comunidade escolar não puder acompanhar? Se falta computador, internet ou demais estrutura? Precisamos dessas informações para conseguir colocar em prática ações e ações essas que deem certo. Para isso, precisamos desse raio-x”, disse ela.
A distribuição do questionário ficará sob responsabilidade das escolas. Quem não puder ter acesso online, será entregue impresso.

100% das famílias

A secretária Cláudia e a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Andrioli, projetam atingir 100% das famílias. “Inicialmente, o material será encaminhado pelas escolas. Caso não se consiga contemplar todas as famílias, faremos um intensivo de levar alguém da equipe diretiva até essas casas”, conta Ana Andrioli. Após a conclusão do questionário, as mesmas questões passarão a ser solicitadas aos pais e responsáveis no momento da matrícula. “Sabemos que agora teremos um trabalho mais intenso, mas nosso objetivo é atingir 100% das famílias. Após isso, o controle será por sistema de matrícula. Quando a matrícula for efetivada, já passamos a preencher esses dados”.

Investimentos e melhorias com base no resultado

Aline Vigolo, do setor pedagógico, reitera o pedido para que todas as famílias respondam o questionário. “Voltamos a dizer, ninguém quer fiscalizar as famílias, só queremos saber da realidade, de informações concretas, para que possamos ajudar futuramente com ações mais efetivas”, disse ela. A secretária Cláudia pontua outra questão que deverá fazer a diferença para os bairros, futuramente. “Sabemos a realidade de cada escola, de cada família, vamos saber quem mais precisa de ajuda e também de investimentos. Por exemplo, quais os bairros que mais estão crescendo, quantas vagas vamos precisar para as escolas e quais bairros e escolas vão precisar de maior investimento. Tudo isso, também será possível saber com os resultados desse importante senso pedagógico. Pedimos que todas as famílias nos ajudem e respondam”.

O que elas dizem sobre o assunto

Cláudia Kichler, secretária de Educação. “O censo vai nos ajudar a saber a exata realidade da comunidade escolar. E, com base nos resultados, vamos traçar estratégias. Por exemplo, quais bairros precisariam ter a EJA”.

Ana Andrioli, diretora pedagógica da Educação. “Com este levantamento de dados, vamos conseguir realizar ações mais efetivos. Se o número de pessoas que não foram alfabetizadas for elevado, podemos fazer uma campanha”.

Aline Vigolo, da coordenação pedagógica. “Queremos explicar às famílias que a busca dessas informações não é para fiscalização, mas sim para ajudar. O objetivo principal é saber a realidade e, com isso, ajudar as famílias”.