Cenário muda com avanço de obras na Travessão Ferrabraz

Sapiranga – Profundas mudanças estão em andamento no bairro São Jacó, depois que a Prefeitura autorizou em junho, a retomada das obras da Av. Travessão Ferrabraz. Desde o recomeço dos trabalhos, são dezenas de máquinas e operários trabalhando diariamente para acabar com a poeira, o barro e as incertezas que cercaram a obra durante décadas.
Na terça-feira (23), enquanto uma frente trabalhava na compactação do leito da avenida, na altura da rua Anita Garibaldi, no Loteamento São Vicente, outra equipe atuava no acesso ao Cemitério Municipal, também na compactação do solo, na instalação dos meios-fios e das bocas de lobo.
Para os moradores, o barulho de máquinas é o mais importante. Alguns moram na Av. Travessão Ferrabraz há mais de 20 anos e ouviram muitas promessas do início das obras, caso da dona de casa, Leonida Venites, 64 anos. “Os carros passam agora, levantam poeira, mas sabemos que, em breve, o asfalto estará aqui na frente das nossas casas”, comemora.
O avanço das obras da Travessão Ferrabraz iniciou em junho, depois que a AES Sul reposicionou nove postes de energia em um trecho de 450 metros. Para esta ação, a Prefeitura destinou 51 mil reais.
“Moro na esquina da rua São Jacó com a Travessão. Minha casa será removida para a construção de uma rótula, depois que as obras do Loteamento Nova São Paulo estiverem concluídas. Vai ficar tudo muito bom.” Jair Mendes, 54 anos, vigilante.
“Estamos otimistas com o avanço das obras. Lembro de quando até dentro do roupeiro tinha poeira da rua. Tenho esperança de que após a conclusão das obras fique muito bom.” Laci Mendes, 46 anos, dona de casa.
“Em razão da poeira, eu trancava a porta da frente para não sujar os móveis. Volta e meia ainda ataca a sinusite e os pulmões. Às vezes, a gente passa mal.” Leonida Venites, 64 anos, dona de casa
Obras nas transversais
*Além dos moradores que possuem residência entre as ruas Anita Garibaldi e Bom Princípio, em um trecho de aproximadamente 500 metros da Av. Travessão Ferrabraz, quem também sairá beneficiado com as obras públicas executadas pela Prefeitura de Sapiranga são as famílias que possuem residência na rua São Jacó. 
*O secretário de Planejamento, Edison Conceição, destaca que a qualificação na infraestrutura da rua São Jacó ocorre, primeiro, através da colocação de meio-fio, para posteriormente, ser feita a pavimentação asfáltica do trecho, que inicia em frente à rampa de acesso do Cemitério Municipal e seguirá até em frente do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam).
*Ao todo, a Prefeitura possui cinco frentes de trabalho no bairro São Jacó: uma na Travessão Ferrabraz, outra na rua São Jacó, a terceira no Loteamento Nova São Paulo, uma quarta no Loteamento Adão Koetz e outra na rua Voo Livre.