CEMPRA de Campo Bom terá nova clínica veterinária para atendimento

CEMPRA terá nova clínica veterinária para atendimentos complexos Foto: Arquivo/JR

Por Caroline Waschburger

Campo Bom – Recentemente, a clínica veterinária terceirizada responsável pela realização de atendimentos veterinários de maior complexidade, como castrações e exames, no CEMPRA (Centro Municipal de Bem Estar e Recuperação Animal) de Campo Bom optou por não renovar o contrato com o município.

De acordo com a Prefeitura de Campo Bom, como a intenção do município era a renovação do contrato e não seu encerramento, não havia processo licitatório em aberto, mas após manifestação da clínica sobre a intenção de não renovar o contrato foi encaminhado um processo licitatório para contratar uma nova empresa para executar os mesmos serviços. Tal licitação ocorreu dia 10 de maio e não teve nenhuma participação no pregão (licitação deserta). Uma nova licitação está aberta no momento e o pregão ocorre dia 17 de junho, data a partir da qual o município deve ter uma nova clínica prestando estes serviços.

A partir da contratação da nova clínica, a estrutura de atendimento veterinário da Prefeitura volta à normalidade. Tendo em vista que essa estrutura contempla castrações e atendimentos de baixa até alta complexidade, entende-se que não há necessidade de ampliação destes serviços pois estes atendem à demanda, tanto dos animais de rua quanto da população de baixa renda.

A função do CEMPRA

O local é destinado prioritariamente para os animais de rua que eventualmente sofrem acidente e estão suscetíveis a problemas de saúde. Esta iniciativa esteve dentro do projeto Avança Campo Bom, como parte do programa Amigo Pet e vem atendendo em seu primeiro ano de funcionamento as necessidades da população animal, principalmente daqueles em situação de rua.

Atendimento para cães de rua

A Prefeitura de Campo Bom explicou que, no CEMPRA, são realizadas castrações e procedimentos de baixa complexidade, tais como tratamento de ferimentos e doenças, eliminação de parasitas, medicação e primeiros atendimentos para animais de rua e pertencentes à população de baixa renda. A clínica terceirizada é responsável pela realização de procedimentos mais complexos, como exames de sangue, raio X, cirurgias ortopédicas e casos de atropelamentos.

Geralmente, a atenção é voltada a animais em situação de rua, pets comunitários, vítimas de maus-tratos ou de famílias que comprovem baixa renda. O município não tem canil, mas conta com uma casa de passagem em que o pet fica até estar recuperado e poder voltar ao seu local de origem ou ser encaminhado para adoção.

Segundo o Prefeito Luciano Orsi, a intenção da Administração é manter esses serviços ocorrendo da forma que já vinha sendo feito, por isso um novo processo licitatório foi aberto.

Relembre a estrutura do local

O Centro Municipal de Bem Estar e Recuperação Animal está em funcionamento desde 29 de junho de 2019, e sua estrutura vem ao encontro das causas animais obedecendo as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS.

A estrutura física contempla um contêiner de dimensões de 12m x 2,60m que funciona como um centro de bem-estar animal propriamente dito, atendendo todas as normas. A instalação está associada a um prédio de 5m x 20m. Salas cirúrgicas para procedimentos mais complexos, atendimentos médicos e castração, assim como um centro de recuperação e pós-operatório também estão localizadas na estrutura. O local fica nos fundos da antiga escola estadual 4 Colônias (Rua Alziro Nunes Monteiro, 595,
bairro Quatro Colônias).