Cemeam realiza cursos de artesanato em porongos

Oferecer cursos de qualificação é um dos objetivos da Prefeitura de Sapiranga para auxiliar o comércio local ou como forma de interação social para a população. Por conta disso, o Centro Municipal de Estudos Ambientais, Cemeam, vinculado a Secretaria Municipal de Educação, realiza o curso de Artesanato em Porongos.
De forma gratuita, esta e outras oportunidades são realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar.

 

Durante as aulas, que iniciaram na última segunda-feira (11), os cursistas aprendem sobre técnicas de como manter o fruto sem cupim, lavar o porongo, conhecer a variedade, além de pintura e comercialização do produto.

O curso encerra nesta quinta-feira (14). As aulas ocorrem nos períodos da manhã e da tarde, das 7h30 às 11h30 – 13h às 17h.

Durante os cursos de artesanato em geral, os alunos devem trazer seus próprios utensílios. No caso das decorações com o porongo, é necessário que as alunas tragam os frutos plantados em suas propriedades para aprender a confecção do mesmo.

Além das oficinas abertas à comunidade, o Cemeam também desenvolve atividades com a rede municipal. “Os cursos e as vivências oferecidas têm o objetivo de qualificar o trabalho dos professores e desenvolver junto aos alunos uma educação responsável, crítica, participativa e sustentável que promova ações que defendam a qualidade ambiental”, pontua a secretária de Educação, Cláudia Kichler.

Projetos voltados à rede municipal de educação

Em relação às novidades, Fabiane Haubert, coordenadora do Cemeam, cita a fase de testes para cultivo da rosa, flor-símbolo de Sapiranga. “O que nós temos de novo, que estamos iniciando, é a produção de roseiras, estamos fazendo testes, ainda. A acessibilidade, que estamos terminando. Mas os projetos em si não têm como trazer mais coisas”.

Com relação às atividades relacionadas à educação, a coordenadora conta: “Temos o Projeto Água, o Projeto Solos e Resíduos, Projeto Agricultura Familiar, onde a gente vai nas propriedades com os alunos, Projeto Plantas Mágicas. Tem todo um trabalho a ser feito com alunos e comunidade”, finaliza a coordenadora.

Procura pelos cursos no setor de alimentação

No Cemeam, as oportunidades não se restringem apenas aos trabalhos manuais. Conforme a coordenadora Fabiana, a procura pelos cursos é intensa quando o assunto é alimentação. “Percebo que são muito procurados (cursos) todos que estão relacionados com a alimentação. A lista de espera é gigantesca e, com o passar dos meses, acabo tentando conseguir o mesmo curso mais de uma vez”, cita.

Sobre as aulas, o Cemeam é quem se responsabiliza por toda a infraestrutura, enquanto o Senar fornece os instrutores.