Cemade, um olhar e acolhimento diferenciados para crianças e adolescentes em Campo Bom

Quase 300 alunos são atendidos no município (fotos: Melissa Costa)

Campo Bom – Há 11 anos, Campo Bom conta com o atendimento e acolhimento do Centro Municipal de Apoio à Diversidade Escolar Albano Ivo Schuck.

Ele é destinado para atender crianças de 4 anos até adolescentes (de 14 anos), ou que ainda estejam cursando o ensino fundamental. O foco principal nos atendimentos são dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento. A psicopedagoga Roberta Gabriela Sales Duprat está à frente da direção do centro desde 2018 e atua no grupo desde 2013. “O Cemade é um aliado das famílias e das crianças e atua muito em parceria com as escolas”, destaca ela. O local atende alunos das redes estadual, municipal e particular. Basta o estudante residir em Campo Bom.

Equipe multidisciplinar à disposição

O Centro de Apoio à Diversidade Escolar, além da sua sede na rua Araújo Lima, 220, no bairro Bela Vista, também conta com um polo de atendimento no bairro Genuíno Sampaio. A diretora explica que o espaço, criado em 2017, busca facilitar o acesso às famílias. “A parte administrativa e acolhimento inicial das crianças e famílias ocorrem na sede. No polo, que é destinado para moradores dos arredores, como Aurora, Imigrante e parte do Paulista, ocorrem atendimentos clínicos de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia e fisioterapia”. Na sede, são ofertados os atendimentos clínicos somados a grupos, suporte das redes de Assistência, Saúde e Educação, musicoterapia e terapia ocupacional.

Quase 300 alunos atendidos no município

Atualmente, o centro atende cerca de 280 crianças e adolescentes, sendo 200 na sede e outras 80 no polo. A grande maioria dos pacientes são atendidos via escolas, no entanto, há famílias que também procuram o espaço diretamente. “Temos uma fila de espera e, sempre que possível, vamos chamando. Nos últimos anos, em razão da demanda, já duplicamos a equipe e atendimentos”, conta a diretora Roberta. Os atendimentos ocorrem uma vez por semana e, na maioria, são de forma individualizada.

“Diferencial na rede com o foco nos alunos”, diz secretária Simone

O trabalho desenvolvido no Centro de Apoio à Diversidade Escolar tem todo o incentivo da Administração do prefeito Luciano Orsi. A secretária de Educação, Simone Schneider, pontua o centro como uma referência para ajudar que as crianças de desenvolvam com o olhar atento de profissionais das mais diferentes áreas. “O Cemade é um espaço com diferentes especialidades para contribuir com o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, sejam eles com necessidades ou com dificuldades de aprendizagem. Certamente, é um diferencial na rede com o foco nos alunos. O trabalho realizado complementa o das escolas, inclusive com o apoio das profissionais no espaço escolar”, disse ela.

A diretora Roberta completa a importância da equipe do centro, que tem uma visão diferenciada para os alunos. “Com certeza, é um lugar diferente de todos que eles já trabalharam. Aqui, todos se envolvem, acolhem, seja no centro ou na própria escola”, disse.