CDL Sapiranga já tem seu novo presidente para 2017

Novo cargo | Flávio Barth foi eleito pela terceira vez para ser presidente da entidade, desta vez na gestão 2017/2018

Sapiranga – A partir de 2017, Flavio Barth, empresário de Sapiranga que é proprietário da Loja Dispa – com filiais em Sapiranga, Campo Bom e Taquara – há 26 anos, será o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga. Essa será a terceira gestão de Barth como presidente da entidade. “Faço parte da diretoria da CDL há 24 anos. Fui vice-presidente antes e presidente de 2000 a 2005. A gestão normalmente ocorre em um período de dois anos, mas houve uma mudança de estatuto nesse período, por isso me mantive por mais um ano, somando cinco anos na presidência”, explica Barth.

Para Barth, o foco da CDL é, sempre, o seu associado. “Nosso foco é esse, cada vez mais. Queremos trazer mais serviços, tentando alcançar os interesses do associado. Temos também uma parceria com o poder público, a Administração Pública, o que é muito importante para nós”, avalia o futuro presidente da entidade.

Uma das novidades para os próximos anos da CDL Sapiranga é sua nova sede, que ficará na Rua da República. Conforme Barth, o projeto para a nova estrutura está bem delineado. “Já temos um pré-projeto, provavelmente teremos que fazer alguns ajustes, mas está bem delineado. O plano é darmos início à nova sede no ano que vem. Isso é mais uma ação que busca ampliar o número de associados da entidade, para podemos prestar os serviços de uma forma melhor”, avalia Barth. “Sapiranga tem hoje cerca de 2 mil comerciantes, e os associados somam cerca de 20%, 25% desse número”, comenta o empresário.

Anos de comércio

– Flavio Barth tem 26 anos de comércio. “Nós iniciamos com a Dispa em 1990, bem no período do Collor, em que ele fez aquela sandice de deixar o que hoje seria equivalente a R$ 50,00 no bolso de todo mundo. Muitas empresas passaram por dificuldades, e nós estávamos iniciando, com uma loja pequena e depois migramos para um espaço maior”, lembra o empresário.

- “Comércio é identificação, é gostar de pessoas e relações, é ir ao encontro das necessidades do cliente e às vezes até superar as expectativas, porque de vez em quando nem o cliente sabe o que ele quer.”

– “Estamos colhendo os frutos de uma árvore bem cuidada, com a Dispa. Não estamos sofrendo tanto quanto os outros que estão por aí. Vemos vários imóveis sem locação, talvez por crescimento de oferta, mas também em função do momento econômico”, diz Flavio Barth, quando questionado se, para ele, o momento econômico atual é realmente o pior já enfrentado pelo Brasil.

Trabalho em equipe

Para Barth, um dos segredos de uma entidade consolidada como a CDL é o trabalho em equipe. “É preciso ter pessoas engajadas para trabalhar, ainda mais quando é algo voluntário. É como manter uma equipe dentro de uma empresa, é preciso ter uma equipe coesa, que persevere na busca dos resultados, como na CDL, onde conseguimos alcançar bons resultados”.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664