CCZ promove Feira de Adoção neste sábado em Sapiranga. 15 cães precisam de um lar

O abandono de animais domésticos, que está cada vez mais comum, se torna ainda mais frequentes no final do ano devido as celebrações que ocorrem nesta época. A adoção é um meio de direcionar os bichinhos a um lar adequado.

O espaço que acolhe cães vítimas de maus tratos e abandono na cidade de Sapiranga é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Este, além de abrigar e trabalhar com o controle populacional dos cachorros, oferecendo-os castração, vacinação e todos os atendimentos veterinários necessários, irá, neste mês, intensificar e motivar ainda mais a adoção.
No dia 20 de novembro, ocorrerá a Adoção do CCZ. O evento será realizado na Praça dos Brinquedos, Av. 20 de Setembro – Centro de Sapiranga, das 14h às 16h30min e terá cerca de 15 cães, filhotes e adultos já castrados, esperando por uma família.

Quais os requisitos para adotar?

A pessoa que deseja adotar um cão no CCZ precisa ter acima de 18 anos e levar ao local da adoção o comprovante de endereço e identidade. Após isso, o indivíduo terá que preencher um termo de adoção, onde ele irá se responsabilizar pelo bem-estar do animal e seu tratamento veterinário. Este termo é um documento para que se saiba para onde o animal está indo e caso seja abandonado, eventualmente, terá que se responsabilizar.

Como é possível ajudar

Mesmo com a Prefeitura de Sapiranga oferecendo todos os insumos necessários, como ração e medicamentos, muitas pessoas que desejam ajudar a instituição, oferecem roupinhas e também petiscos para os animais. “Se a pessoa quiser visitar, interagir com os cachorros, pode vir, pois é muito importante para eles. Mesmo que aqui pareça que o ambiente dos cachorros está bom, o ideal para eles é ter uma família, com uma atenção mais individualizada do que aqui”, menciona a veterinária do CCZ, Marília Carvalho da Cruz.

Castração de cães para moradores de baixa renda

Os moradores de baixa renda de Sapiranga podem garantir a castração de seus animais gratuitamente indo até a UBS mais próxima de sua residência. Após a realização de um cadastro, um assistente social irá em sua casa verificar se os donos se enquadram nos critérios de baixa renda, e caso se encaixem, um veterinário realizará uma avaliação no cão, que deve ter menos de 7 anos. Logo depois, o animal entra na fila de castração, que é realizada todo mês em um bairro diferente da cidade.
O CCZ de Sapiranga possui em torno de 65 cães e, caso sejam adotados em eventos ou no próprio abrigo, independente da renda dos futuros donos, tem a castração garantida.
Para mais informações sobre adoção, entre em contato através do telefone (51) 99610-7398.