CBM de Sapiranga abre inscrições para o projeto Bombeiro Mirim

 Sapiranga – O Corpo de Bombeiros Militar de Sapiranga está em fase de implantação do projeto Bombeiro Mirim. Farão parte da iniciativa, 30 crianças que queiram participar de atividades relacionadas à rotina dos bombeiros.

São 10 encontros que acontecem aos sábados, com o total de 40 horas. O alunos participantes receberão instruções sobre o meio ambiente, noções básicas de primeiros socorros, salvamento em altura e reações iniciais em uma emergência. “A ideia é de que eles sejam realmente vetores para disseminar essas informações na comunidade onde estão inseridos, na sua família esse é o nosso maior objetivo”, comenta o capitão Tiarles Gularte de Almeida, comandante 3º Cia do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.
O curso é gratuito e o foco inicial são crianças pertencentes a uma família com renda de até um salário por pessoa, que estejam matriculadas em uma escola pública e tenham de 9 até 12 anos. No entanto, caso o número de inscrições não alcance os 30 alunos, aos requisitos poderão ser ampliados para outras cidades, por exemplo. E se o interesse ultrapassar o número previsto para a turma haverá um sorteio entre os interessados.
As inscrições acontecem de 5 a 25 de fevereiro, diretamente na Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), que fica na Avenida São Jacó, número 1147, no bairro São Jacó, em Sapiranga.

Projetos oficiais do CBMRS: Bombeiro Mirim, Guarda-Vidas Mirim e Bombeiro na Escola
Os pais dos alunos interessados podem se dirigir em qualquer horário até a Central de Operações no batalhão de Sapiranga. “Sempre haverá alguém disponível ali para fazer esse cadastro e, inicialmente, precisamos de nome completo, telefone e e-mail. Na matrícula será pedido as demais documentações”, orienta o comandante.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul mantém três projetos institucionais envolvendo crianças: o Bombeiro Mirim, o Guarda-Vidas Mirim (na região do litoral) e o Bombeiro na Escola (através de palestras em várias redes de ensino). A instituição reforça que qualquer outro curso ou anúncio de inscrições via link, telefone ou site, não está relacionado com o CBMRS.

Empresas podem apoiar a iniciativa
Para que o projeto seja viabilizado, o Corpo de Bombeiros procura a parceria de empresas privadas. “Neste mês de janeiro já fizemos algumas visitas e temos alguns apoiadores fechados. Os investimentos são direcionados para os uniformes e alimentação dos alunos durante o curso, e algum outro material necessário”, destaca o capitão Gularte.
Os instrutores serão bombeiros militares e civis auxiliares dos bombeiros de Sapiranga. Os bombeiros mirins participantes receberão um certificado ao final do curso e também participam de solenidades do Corpo de Bombeiros como pelotão mirim. “Além de difundir o conhecimento, que nós tenhamos mais olhos e ouvidos do Corpo de Bombeiros Militar espalhados pela cidade de Sapiranga”, destaca o comandante do batalhão.
Para as empresa interessadas em apoiar o projeto, o contato pode ser feito pelo e-mail
sapiranga-cia@cbm.rs.gov.br.