Castração de cães somente daqueles recolhidos pelo CCZ

Sapiranga – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com trabalho de castração restrito aos animais retirados das ruas pelo órgão. Anunciado em abril de 2017 pelo Jornal Repercussão, o projeto de castração de animais seria implementado em duas etapas.

Entretanto, devido a exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), o atendimento está restrito a animais recolhidos e tratados pelo CCZ.

Conforme a médica veterinária, Simone Pillatti, o Município busca agilizar o atendimento da exigência para que a castração dos animais possa ser oferecida a toda a comunidade.

Assim que as exigência forem cumpridas, a população terá acesso a castração, para que se tenha um controle populacional dos animais. O projeto prevê, ainda, a gratuidade da castração para famílias de baixa renda. As demais terão que pagar apenas uma taxa para manutenção do trabalho.

Das ruas para a adoção

Conforme dados da Prefeitura de Sapiranga, em 2017, foram recolhidos 70 animais, entre adultos e filhotes, por denúncia de maus-tratos, vítimas de acidente ou doente abandonado e casos em que eles ofereciam risco à saúde humana.

Dos animais que se encontram no Centro de Controlde de Zoonoses, 120 deles, entre machos e fêmeas, já foram castrados.

Destes, 75 cães, todos castrados e vacinados, foram adotados no CCZ. A médica veterinária, Simone Pillatti, salientou a importância destes animais serem adotados de forma consciente.

Os interessados em adotar cães podem comparecer ao CCZ. O espaço é aberto e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11 horas e das 14 horas às 17h30, na Rua Porto Palmeira (à direita no sentido Centro-bairro pela Rua Presidente Kennedy), junto ao complexo da Cetrisa no bairro Floresta.