Casos de febre amarela no Brasil deixam região em alerta com a doença

Vacina da Febre Amarela

Região – Os noticiários nacionais apresentam diariamente reportagens sobre o aumento de casos de febre amarela, principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Até o momento, no Rio Grande do Sul não há registro de casos de febre amarela, mas os quatro municípios de abrangência do Jornal Repercussão (Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz) afirmaram que aumentou a procura pela vacina contra a doença.

Hoje, em Nova Hartz, são vacinadas em média 50 pessoas por semana. Em Sapiranga, a média é de 40 por dia e Campo Bom vacinou do dia 01 a 19 de janeiro, 228 pessoas. As Secretarias de Saúde também estão com cronogramas com dias específicos para vacinação em cada bairro, pois os frascos são de 10 doses. Após a sua abertura, a vacina deve ser aplicada em até seis horas.

Os municípios vem realizando campanhas de prevenção e conscientização da doença. Entre as medidas estão a vacinação e o combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o responsável pela transmissão da doença em áreas urbanas. Além disso, o secretário de Saúde de Nova Hartz, Neri Chicatto, orienta a população sobre os bugios. “A equipe da vigilância ambiental faz o trabalho de monitoramento dos macacos bugios (existentes no interior do município), além de realizar o trabalho de conscientização para que as pessoas não maltratem ou matem os bugios. Se for encontrado algum animal morto ou ferido, deve ser comunicado à Vigilância em Saúde”, salienta.

Estatística de 2017

Município Pessoas imunizadas em 2017

Araricá                        445 pessoas

Campo Bom               não informou

Nova Hartz                 588 pessoas

Sapiranga                 1.651 pessoas
Fonte: Prefeituras

Vacinação nas cidades

Araricá
As vacinas são agendadas nas quintas-feiras, no Posto Central Dom Inácio De Loyola, e nas terça-feiras a UBS Ana Neri, Bairro Imperatriz, tem vacinação com hora marcada.

Campo Bom
CMI – Terças-feiras
CSO – Segundas-feiras
Celeste – Quartas-feiras
Aurora – Quintas-feiras
25 de julho – Quartas-feiras
Porto Blos – Segundas-feiras
Rio Branco – Terças-feiras
4 Colônias – Quintas-feiras
Santa Lúcia – Segundas-feiras (das 13 às 19 horas)
Paulista – Sextas-feiras
Mônaco, Imigrante Sul, Firenze e Imigrante Norte –
Não disponibilizam
a vacina.

Nova Hartz
A vacina está sendo oferecida nas terças-feiras, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, na sala de vacinas da Vigilância em Saúde.

Sapiranga
Das 7 às 17 horas
Unidade Sanitária – Terças e quintas-feiras
UBS Vila Irma – Sextas-feiras
UBS Amaral Ribeiro – Sextas-feiras
UBS São Paulo – Sextas-feiras
UBS Centenário – Quintas-feiras
UBS São Luiz- Terças-feiras
ESF Oeste – Segundas-feiras
ESF Morada São Luiz – Quartas-feiras
ESF João Goulart – Sextas-feiras
UBS São Jacó – Quartas-feiras (das 7 às 12 horas)