Casos de envenenamentos em animais estão preocupando a população em Campo Bom

O envenenamento em animais voltou a se tornar frequente. Pessoas más intencionadas envenenam animais abandonados e também aqueles que estão no pátio da casa de seu próprio dono.

Foi o que aconteceu na casa de Lucas Alves, morador do bairro Blumenberg, em Campo Bom. O homem, que estava cuidando das gatas de sua irmã, Manoela Alves, encontrou Katniss e Michaela envenenadas no pátio de sua casa. A primeira não sobreviveu.
O envenenamento, que ocorreu dia 2 de outubro, chocou os irmãos. “É muito duro a gente saber de uma coisa dessas, pois é um animal que não faz mal a ninguém, que nunca perturbou ninguém. Foi muito difícil receber a notícia, muito doloroso”, conta Manoela, que menciona o fato do gato de sua mãe, o Alemão, que mora no Centro da cidade, também ter sido envenenado dias antes.
A ONG Campo Bom pra Cachorros menciona casos do início do ano no bairro Santa Lúcia, onde três comunitários foram envenenados e no bairro Porto Blos, onde outro animal foi contaminado.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Bom não possui informações sobre o último acontecimento no bairro Blumenberg e alerta a população de que em qualquer suspeita de envenenamento em animais, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente.

ONG CAMPO BOM PRA CACHORROS

A ONG Campo Bom pra Cachorros está fazendo poucos atendimentos veterinários pois o déficit no caixa se faz presente devido ao aumento excessivo do valor das rações. Porém, em casos graves, como um envenenamento, os voluntários da ONG encaminham os animais para uma clínica veterinária parceira.
“A Prefeitura disponibiliza atendimentos veterinários com o CEMPRA, quando é em horário de trabalho. Mas sabemos que, geralmente, os envenenamentos acontecem à noite ou em finais de semana, o que sempre resulta no óbito dos animais por não ter o atendimento na hora certa. A causa animal precisa de mais apoio em plantão”, menciona a equipe de voluntários.

Como é possível ajudá-los?

A ONG Campo Bom pra Cachorros dá dicas do que é necessário fazer para proteger os animais.
– Os vizinhos dos bairros precisam se unir contra esse problema;
– Manter seus animais dentro dos seus pátios e casas;
– Identificar os animais comunitários, para que todos saibam que existem humanos que zelam por eles;
– Pedir colaboração de quem tenha câmeras de segurança na rua, para ajudar a procurar o malfeitor, e assim registrar ocorrência e procurar as autoridades para que se faça valer a justiça.