CASO FRANCISCO: Polícia Civil de Campo Bom avança nas investigações

Campo Bom – Após investigar o ataque contra o candidato a prefeito de Campo Bom, Francisco dos Santos Silva (PMDB), a Polícia Civil de Campo Bom descartou a hipótese de tentativa de homicídio. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (26), pelo delegado da Polícia Civil de Campo Bom, Clóvis Nei da Silva.

O delegado solicitou algumas quebras de sigilo telefônico. Segundo anunciado pela Polícia Civil, o indivíduo que cometeu o crime seria filho do assessor de um vereador. A Polícia também apurou que o rapaz teria comprado gasolina às 19h do dia do crime e que o carro usado no crime foi levado para Santa Catarina.

Logo após o ataque, a Polícia Civil solicitou duas perícias no veículo que Francisco usou no dia da ocorrência. Durante as investigações, os policiais civis conseguiram chegar ao possível autor do delito. Essa identificação foi possível graças à analise de câmeras de monitoramento da própria residência de Francisco e do sistema público de vigilância coordenado pela Brigada Militar.

Veículo com propaganda de candidato a vereador
Investigações revelaram que um automóvel Uno (placa AVO-6218) foi usado para chegar e fugir do local do crime. Por várias vezes, os investigadores da Polícia Civil flagraram o automóvel passando e estacionando em frente da residência de Francisco, na área central de Campo Bom. Outro detalhe que chamou a atenção dos investigadores foi um adesivo de propaganda política (de um candidato do PMDB, colado no vidro traseiro do automóvel). Na sexta-feira (dia 23 de setembro) os proprietários do automóvel – a proprietária do veículo é afilhada de casamento de Francisco – registraram uma ocorrência na polícia, informando que o automóvel foi furtado em Balneário Camburiú. A Polícia Civil de Campo Bom analisa eventuais conexões entre o ataque e o furto do veículo.

Provável autor do ataque é filho de assessor de vereador do PMDB
A Polícia Civil informou que o rapaz que aparece nas imagens é filho de um assessor de um vereador do PMDB em Campo Bom. “Esse indivíduo admite que comprou o combustível e que a gasolina seria usada para auxiliar o pai. Durante as investigações, a Polícia Civil coletou provas indiciárias de que não ocorreu aquilo que o candidato disse no depoimento. Não podemos caracterizar os fatos como um atentado”, explicou o delegado, Clóvis Nei da Silva.

Sem mandados de prisão
Até o momento, nenhum mandado de prisão ou de busca e apreensão foram solicitados pela Polícia Civil à Justiça. A arma usada para atirar contra o veículo de Francisco também não foi localizada. “As principais hipóteses para o caso são de ameaça, ou se ainda foi uma situação armada”, conta Clóvis Nei.

Francisco acredita no trabalho da Polícia
Francisco acompanhou a coletiva concedida pela Polícia Civil ao lado do prefeito, Faisal Karam, e o vice-prefeito, Marcos Riegel (que também é o atual candidato à vice-prefeito, na dobradinha PMDB/PP). “Não desejo a ninguém o que estou passando. Quero que as investigações avancem”, disse Francisco. Faisal Karam, por sua vez, foi taxativo. “As informações prestadas aqui, são bastante confusas da forma que foram colocadas. Esperamos que a Polícia dê resposta a isso. Se supostamente é algo armado, porque o Francisco teria deixado as câmeras ligadas? É uma questão a ser questionada. As imagens são da casa dele. Porque alguém faria prova contra si? Passamos por duas convenções de muita dificuldade e de muita briga. Temos oposição e briga dentro do meu partido”, avaliou Faisal.

Relembre o caso

No domingo de 18 de setembro, o veículo do candidato a prefeito de Campo Bom, Francisco dos Santos Silva (o Chico, do PMDB), foi incendiado. O fato ocorreu na residência do candidato à Prefeitura de Campo Bom, na Avenida João XXIII, área central do município.

Nas investigações, a Polícia Civil analisou imagens de câmeras de monitoramento da residência do candidato à Prefeitura de Campo Bom e de vizinhos que possuem sistema de monitoramento. Além disso, os policiais também ouviram testemunhas para desvendar o caso. Um indivíduo encapuzado em uma moto teriam atirado contra o candidato do PMDB à Prefeitura de Campo Bom. Após o episódio, o homem, utilizando gasolina, incendiou o carro do político, um Polo.

Chico registrou a ocorrência na Delegacia de Campo Bom ao lado do prefeito, Faisal Karam. Francisco está no PMDB há mais de 25 anos e foi vereador por quatro mandatos e secretário municipal em diferentes gestões do PMDB. Em agosto, venceu por duas vezes a convenção do PMDB que indicou o seu nome como candidato à sucessão de Faisal Karam, derrotando o vereador Paulo Tigre.