Casa Johann aguarda recursos para reforma

Etapas | Relatório com etapas do projeto de restauração está pronto. Próximo passo é captação de recursos

Sapiranga – Símbolo da cultura e influência germânica no município, a Casa Tombada Johann Schmidt, patrimônio histórico e cultural de Sapiranga, será restaurada. Desde 2015, quando a Casa ganhou uma cobertura de 12x12x5,5 metros, para conter a ação do tempo e das chuvas na estrutura, a Prefeitura de Sapiranga, a empresa Um Cultural – que assumiu a elaboração do projeto de restauro, que antes ficaria a cargo da Defesa Civil do Patrimônio Público (Defender) – e Fundação Cultural e do Meio Ambiente de Sapiranga trabalham para que a execução do restauro saia do papel.

Conforme Ana Carolina Oliveira da Fonseca, da Secretaria de Planejamento de Sapiranga, uma das etapas necessárias para o início do projeto já foi concluída. “Fizemos o termo de referência, que é como um memorial descritivo: nele, consta tudo que o projeto deve ter. Descreve o projeto de restauro, o projeto estrutural, de acervo, o PPCI, quais as patologias da Casa, enfim, dá todo o diagnóstico da estrutura antes, para depois fazermos o projeto”, ela explica. Segundo Ana, o próximo passo é a captação de recursos. “Com o termo finalizado, o próximo passo é a captação de recursos e, após isso, iremos encaminhar o projeto de restauro para licitação”, comenta.

O processo agora passa pela Secretaria de Cultura, que deve organizar a captação de recursos, para dar andamento ao projeto de restauro da Casa.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664