Casa do Imigrante no Parcão deve ficar pronta em maio de 2019

Sapiranga – A Casa do Imigrante, localizada dentro do Parque Municipal do Imigrante (Parcão), de Sapiranga, tem recebido os ajustes finais da obra. Assim, em breve, o município contará com mais um ponto turístico aberto para a visitação.

Projetada em estilo enxaimel, a casa está sendo construída sem qualquer verba do município, pois é resultante de uma compensação de uma empresa que cometeu crime ambiental.

A obra teve início em fevereiro de 2018, e tem previsão de conclusão para maio deste ano. Atualmente, a Casa do Imigrante está na fase de acabamentos das peças de madeira, para em seguida entrar na fase de acabamentos internos (piso, paredes, entre outros.

Após finalizada, a Casa do Imigrante contará com dimensão de 14,50 x 9,50m, resultando em um espaço de 203,52m², divididos entre sala de exposição, administração, dois sanitários, copa e um sótão habitável. Para a construção da estrutura foram utilizadas madeiras e alvenaria de tijolos. As telhas serão cerâmicas e o piso de ladrilho e madeira.

Assoalho já começou a ser colocado na Casa do Imigrante

Visitação

A Casa do Imigrante será utilizada para recepção de pessoas e eventos, e contará com utensílios que remetam a cultura alemã, forte influenciadora das tradições e costumes do município e da região, além é claro, do estilo enxaimel, criando assim uma atmosfera tipicamente alemã. Após ser finalizada, a Casa servirá como ponto turístico do município, e ficará aberta à visitação sem custos, de acordo com a Prefeitura. O horário de visitação ainda será definido pelo Departamento de Turismo, que fará o uso da casa.

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Sabrina Strack