Casa centenária é restaurada no interior de Nova Hartz

Arquiteta Paula Wirth visitou a obra para conferir os detalhes do trabalho (Fotos: Melissa Costa)

Nova Hartz – Incentivar o turismo rural e oferecer um espaço de informações e apoio. Estes são os principais objetivos da restauração e ampliação da Casa da Cascata, no Morro Canudos. O espaço integrará um novo ponto turístico de Nova Hartz, e soma-se uma área de 17 hectares onde estão cascata, açude, trilha e muita área verde.

O obra de restauração e a construção de anexos iniciaram em meados de setembro de ano passado. Alguns entraves atrasaram um pouco as etapas do projeto, no entanto, agora, a previsão é de que a Casa da Cascata esteja concluída até o final do mês de abril. Na parte da casa centenária, já foram finalizadas a cobertura e a troca de assoalho. Os anexos contemplam a construção de cozinha, banheiros, área de serviço e depósito.

A arquiteta da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos, Paula Wirth, destaca que, apesar das novas edificações feitas em anexo a casa, o objetivo principal segue sendo a residência centenária como destaque da obra. “O projeto de revitalização tem como foco principal o de manter as características originais. Por isso, também tivemos o cuidado para que as edificações em anexos fossem construídas de uma forma que o olhar principal na construção esteja direcionado para a parte antiga”, explica a arquiteta, que visitou a obra na semana passada. “Está tudo encaminhado para que o trabalho seja finalizado até o final do mês de abril, quando será entregue”, completa ela.

 

Agricultores irão administrar o espaço

Assim que a Casa da Cascata estiver concluída, o espaço passará a ser gerido pela Associação de Produtores Rurais de Nova Hartz. “A casa será gerida, administrada, pelos agricultores. Eles serão responsáveis pela manutenção, por cuidar do espaço. No local, também poderão ocorrer palestras, venda de produtos dos agricultores, além do foco principal, o apoio aos turistas e informações” , disse a arquiteta.
A obra está sendo custeada com recursos de emenda parlamentar do senador Paulo Paim (PT), no valor de R$ 238.750. A Prefeitura também está auxiliando com recurso de R$ 150 mil da consulta popular para investimentos no entorno da Casa da Cascata. Assim que a casa estiver pronta, já poderão iniciar as atividades à comunidade de Nova Hartz e de toda a região. Para quem adora a natureza e aproveitar as opções que a área oferece, como trilha, pedal e caminhadas ao ar livre, além da visita à cascata, poderá se aproximar e contar com a estrutura.

PROJETO AMPLO

O secretário de Planejamento e de Captação de Recursos, William Rodrigues da Silva, ressalta que a casa integra o projeto Parque Municipal de Cascata que é uma das prioridades do prefeito, Flavio Jost (foto). “Acredito que esta obra será mais uma importante intervenção que virá a contribuir com o turismo em nosso município. O Parque Municipal da Cascata é perfeito para a elaboração de trilhas e trajetos em meio a mata, será uma ótima alternativa para aqueles que procuram contato com a natureza”.

Com eles, a palavra

William da Silva, secretário de Planejamento. “Acredito que está obra será mais uma importante intervenção que virá a contribuir com o turismo no município. O Parque Municipal da Cascata é perfeito para a elaboração de trilhas e trajetos em meio à mata e natureza”.

Paula Wirth, arquiteta em Nova Hartz. “A Casa da Cascata vai servir como um centro de apoio ao turista. A importância é mesmo para o turismo rural, para quem estiver passando por aqui, conhecendo os morros, fazendo trilhas, terá este local de apoio”.