Cartórios Eleitorais de Sapiranga e Campo Bom fazem plantão para cadastramento biométrico neste final de semana

RegiãoA partir 2020 a biometria será obrigatória para os eleitores da região. Para que ninguém fique sem o seu título, os Cartórios Eleitorais de Sapiranga e Campo Bom realizam, neste final de semana, plantões para que os cidadãos que não tem condições de ir até os cartórios durante a semana possam realizar o cadastramento biométrico.

Em Sapiranga, o plantão ocorrerá sábado e domingo, 5 e 6 de outubro, das 9h às 15 h. “A biometria é em caráter obrigatório para todos os nossos eleitores, que em 2020 só poderão votar se tiverem vindo fazê-la”, explica o chefe do Cartório, Carlos Ferreira Machado. Na cidade, o prazo final para a realização do cadastramento biométrico é dia 11 de março de 2020.

O Cartório Eleitoral está localizado na Av. 20 de Setembro, 4370, Centro.

Já Campo Bom fará seu plantão neste sábado, 05, e atenderá exclusivamente os eleitores que precisam fazer o cadastro biométrico. Na cidade, a data final para o cadastramento é 11 de dezembro de 2019, sendo que quem não comparecer terá seu título cancelado. 

O horário de atendimento será das 10h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Caso queira, o eleitor poderá agendar o atendimento pelo site https://bit.ly/333mll4.

Em Campo Bom, o Cartório está localizado na rua Tiradentes, 160, Centro.

O que é a biometria

Biometria é a identificação do eleitor por meio do reconhecimento da impressão digital em um leitor biométrico. A biometria, aplicada à votação, permite que os eleitores sejam identificados por suas impressões digitais (ninguém poderá votar no seu lugar) e, consequentemente, diminui os riscos de fraude na hora do voto.

O que é preciso para fazer o cadastro

Para realizar o cadastramento biométrico os cidadãos deverão estar munidos de: 

Documento de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Carteira de Trabalho;

Comprovante de residência atualizado e em nome do eleitor (um entre os três últimos meses). Vale também comprovante em nome do pai, mãe ou cônjuge. 

A convocação é destinada a todos os eleitores, inclusive para idosos acima de 70 anos (cujo voto é facultativo), cuja biometria deve ser coletada. Aqueles que já efetuaram o cadastro biométrico estão dispensados da obrigatoriedade de comparecer ao Cartório Eleitoral novamente.