Cartório Eleitoral de Sapiranga realizará plantões para cadastramento Biométrico

Sapiranga – Os sapiranguenses que ainda não realizaram o cadastramento biométrico terão novas oportunidades para fazê-lo. Para que o cidadão não fique com o título de eleitor desatualizado, o Cartório Eleitoral de Sapiranga realizará plantões ao longo do ano. Serão sete finais de semana, com o objetivo de proporcionar o acesso da população para fazer o cadastramento biométrico. No mês de junho, o atendimento ocorrerá nos dias 1 e 2, julho (6 e 7), agosto (3 e 4), setembro (14 e 15), outubro (5 e 6), novembro (9 e 10) e dezembro nos dias 7 e 8, das 9 às 15 horas.

Para realizar o cadastramento biométrico os cidadãos deverão estar munidos de documento de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Carteira de Trabalho; comprovante de residência atualizado e em nome do eleitor (um entre os três últimos meses). Vale também comprovante em nome do pai ou mãe e ainda cônjuge. A convocação é destinada a todos os eleitores sapiranguenses, inclusive para idosos acima de 70 anos (que o voto torna-se facultativo a partir desta idade), mas a biometria deve ser coletada. Aqueles que já efetuaram o cadastro biométrico, estão dispensados da obrigatoriedade de comparecer ao Cartório Eleitoral novamente.

O serviço também está disponível de segunda a sexta-feira, no Cartório Eleitoral (localizado na Avenida 20 de Setembro, 4370, bairro Sete de Setembro), das 12h às 19h. As impressões digitais e a foto serão colhidas na hora. O prazo final para a realização do cadastramento biométrico é dia 11 de março de 2020.

BIOMETRIA
Biometria é identificação do eleitor por meio do reconhecimento da impressão digital em um leitor biométrico. A biometria, aplicada à votação, permite que os eleitores sejam identificados por suas impressões digitais (ninguém poderá votar no seu lugar) e, consequentemente, diminui os riscos de fraude na hora do voto.

Fonte: Prefeitura de Sapiranga

Foto: Divulgação