Carnaval de Sapiranga terá o tradicional desfile

Região – Uma das festas mais tradicionais dos brasileiros, o carnaval, em 2014 dará lugar para outras atrações. À excessão de Sapiranga que fará o desfile de rua, e Nova Hartz que ainda não definiu, as programações neste 2014 passarão longe da avenida.
Conforme a historiadora Dóris Rejane Fernandes, os mantenedores da festa são os grupos formados por pessoas, em sua grande maioria, nascidas em outros lugares. A vivência adquirida fora dos municípios, fazem com que elas lutem pela manutenção do evento, pois acreditam que é uma festa de ponta e de muita alegria. 
Dóris acredita que Sapiranga tem potencial para crescer. “O carnaval só não é maior porque confinam a quatro quadras, há muito espaço entre uma apresentação e outra e temos duas ou três apresentações”, relata.
A historiadora explica que as festividades de hoje não tem o mesmo glamour nem a produção do carnaval do passado. A falta de divulgação e promoção da festa ainda deixam a desejar.  Para mudar este quadro, Dóris aposta na necessidade do planejamento, investimento e infraestrutura.
No passado os desfiles de rua eram realizados durante o dia, com bailes que envolviam toda a  sociedade, com a formação de cordões e blocos carnavalescos que visitavam as cidades vizinhas. Não era necessário pagar ingresso, apenas uma pequena apresentação.
Campo Bom já realizou os carnavais de rua em grandes proporções, atraindo público para a segunda-feira de carnaval à noite. A Avenida Brasil recebia um grande público de pessoas de vários locais.
Como será o carnaval de 2014 pela região
Sapiranga 
O Carnaval de Rua de Sapiranga será realizado no dia 3 de março. Em reunião com a prefeita Corinha Molling, o secretário de Cultura e Desporto Luís Fernando Hanauer confirmou a data e informou sobre os preparativos do evento. Três escolas da região foram convidadas para desfilar na Avenida João Corrêa, junto com a Unidos de Sapiranga. 
A escola Unidos de Sapiranga  tem 11 anos de criação. Para o desfile deste ano, a escola  receberá R$ 40 mil para se preparar para o evento e também para representar a cidade em eventos da região. 
O desfile acontece a partir das 20 horas, com três escolas de samba convidadas da região.
Ordem dos desfiles
Escola de samba Unidos da Ponte, de Estância Velha; Escola de Samba Acadêmico do Rio Branco, de São Leopoldo; Escola de Samba Asas da Liberdade, de Estância Velha e  Escola de Samba Unidos de Sapiranga, de Sapiranga.
Muamba
Dia 23 de fevereiro acontece a tradicional Muamba de Carnaval, que será realizada na Praça da Bandeira, Avenida João Corrêa – Centro. 
Dia 9 de fevereiro, ocorrerá a escolha das soberanas da Escola de Samba Unidos de Sapiranga, no Parque Municipal do Imigrante. A programação iniciará com uma roda de samba, às 16h, seguido pelo concurso, envolvendo as categorias Mirim e Adulto, às 18h. 
O evento contará também com apresentação do Grupo Show da Escola de Samba Asas da Liberdade, da escola de samba Imperatriz Leopoldense e Unidos de Sapiranga.
Campo Bom
Em Campo Bom não terá desfile e programação de Carnaval, devido às festividades tradicionalistas que ocorrem na cidade de 27 de fevereiro a 9 de março.
Araricá
Não será realizado devido a escolha da Rainha das Azaleias, que acontece em março. Conforme  o secretário de Cultura do município, o envolvimento com a escolha é muito grande.
Nova Hartz
Em Nova Hartz ainda não foi definido se haverá disfile ou não. Estão sendo realizadas reuniões para que seja definido nos próximos dias.