Carência familiar é a maior causa das evasões escolares

Descaso | Falta de estrutura no lar faz alunos abandonarem estudos 

Região – Em abril, o município de Campo Bom apresentou um índice de evasão escolar de 0,54%, o que representa uma queda de 90% em relação ao índice registrado em 2005, que era de 4,85%. Os números foram comemorados pela Secretaria de Educação do município, que busca de várias formas incentivar a permanência do aluno na escola. Entre os principais motivos que causam o abandono escolar estão a questão da desestrutura familiar e a carência afetiva.
Em Araricá, houve apenas um caso de evasão escolar em 2014. “A baixa evasão de Araricá é controlada através do acompanhamento das ausências dos alunos, logo nos primeiros dias. Essa tática gera muitos benefícios. Quando ocorre um caso, a direção da escola age, entrando em contato com a família”, diz a secretária de Educação Cátia da Silva. 
Índice de Evasão em Nova Hartz é de 0,3% 
A realidade em Nova Hartz, quando se trata do ensino regular, é de uma evasão escolar menor, quando comparada a Campo Bom e Sapiranga: o município registra um índice de 0,3% de evasão. No EJA, Ensino de Jovens e Adultos, a evasão é de 19%. Segundo a Prefeitura, na maioria dos casos, trata-se de descaso das famílias ou  falta de interesse por parte do próprio aluno.
Acompanhamento é obrigatório
A secretária de Educação de Nova Hartz, Giseli Schons, destaca que a obrigação do município não é só garantir o acesso do aluno à educação, mas também de fazer o acompanhamento dele no estudo. “Oferecer uma educação de qualidade em espaços atraentes e com metodologias inovadoras talvez sejam o maior desafio colocado a nós, educadores, diante desta problemática”, frisa Giseli. 
Meta de Sapiranga é atingir índice de evasão de 0,8% 
Em Sapiranga, também foi registrada uma queda no índice de evasão escolar: em 2013, a porcentagem de alunos evadidos nas escolas de Ensino Fundamental do município era de 0,92%, o que passou para 0,90% no ano de 2014. Segundo a diretora do Setor Pedagógico Municipal, Simone Henn, a meta para este ano é atingir o índice de 0,8%.
“No terceiro dia consecutivo que o aluno falta na escola, a direção já liga para os pais. Muitas vezes ouvimos os pais dizer, “Eu não sei mais o que fazer”. A evasão realmente é causada pela desestrutura social, familiar. O aluno não se interessa pelo estudo, por mais que a escola se esmere e as aulas sejam diversificadas, têm uma grade curricular bem interessante pra eles, mesmo assim, acontece”, diz Simone.
“A própria falta de estrutura da família faz com que o aluno perca o incentivo. Na família não existe esse incentivo para ele, isso então faz com que ele se desmotive de ir para a aula, apesar do fato de que nas escolas é feito de tudo para resgatar esses alunos. Como palestras nas próprias escolas, com as famílias, mostrando no que acarreta uma evasão escolar para o futuro dos alunos”, comenta a secretária Fátima de Souza.