Cardápio saudável é destaque em Nova Hartz

Diversificação | Prefeitura leva alimentos saudáveis para os alunos

Nova Hartz – Quem é um pouco mais velho deve lembrar como eram as cantinas das escolas municipais: muitos alimentos industrializados, doces e tudo aquilo que as crianças adoram, mas que não fazem nada bem para a saúde. Nas escolas municipais de Nova Hartz não têm mais essa história de bolachinha recheada e refrigerantes para as crianças. “Criamos cardápios saudáveis para todas as escolas, no total são mais de 20, que vão variando dia a dia. Nosso programa é todo voltado para uma alimentação rica e nutritiva”, explica a nutricionista da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Andresa Santos.
São cardápios diferenciados, preparados conforme a necessidade de cada faixa etária. Portanto, a Apae recebe um tipo de alimentação, enquanto o rodízio é diferenciado para alunos que participam do Mais Educação (dois turnos na escola), para o ensino fundamental, para a Educação de Jovens e Adultos, e por aí vai. Por exemplo, a criançada da Escola de Educação Infantil Ursinhos Carinhosos, que chegam ao colégio às 6h30 da manhã e só retornam para casa às 17h30 da tarde, ganham café da manhã, lanche, almoço, frutas e o lanche final da tarde, antes de retornarem para casa.
Diversidade e qualidade do transporte ao preparo 
Conforme a secretária de Educação, Giseli Schons, todo o projeto implantado nas escolas segue as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e recebe recursos federais para que tudo seja feito com rigoroso cuidado e qualidade desde o transporte, o preparo, até eles chegarem aos estudantes. “Uma alimentação saudável e balanceada auxilia no desenvolvimento escolar, então olhamos nosso programa como um investimento no futuro das crianças e do município. Crianças bem alimentadas e com qualidade não vão ficar doentes ou sofrerem déficits que eram comuns há tempos atrás”, analisa Giseli.
Auxílio aos produtores é essencial
Boa parte dos alimentos consumidos nas escolas são produzidos no próprio município através de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. São frutas, verduras, bolachas, entre outros que são plantados e produzidos nas propriedades rurais de Nova Hartz. “Este é um compromisso que assumimos junto aos produtores, de auxiliá-los no que for possível para que eles tenham mais renda e qualidade de vida. E esse projeto une o útil ao agradável, pois precisamos dos alimentos nas escolas e eles precisam vender”, falou o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóvis Martins.