Caps 1 e CapsAD de Sapiranga, atuarão em sedes separadas a partir dos próximos dias

Caps AD passará a funcionar em uma casa, na Rua Getúlio Vargas

Sapiranga –  A assistência que as unidades de Caps – Centro de Atenção Psicossocial, proporcionam para a população é cada vez mais relevante. A atenção à saúde mental tem se tornado uma pauta fundamental a ser levantada tanto na esfera social, quanto na gestão de saúde pública.

Em Sapiranga, a equipe do Caps oferece acompanhamento de psicólogo e psiquiatra, oficinas terapêuticas, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira e técnica de enfermagem. Esse trabalho também acontece através do Caps AD, que é direcionado para o tratamento de dependentes químicos. Essa demanda teve aumento na cidade, nos últimos anos, e também a distinção para o Caps AD é prevista em lei, já que a população total do município ultrapassa os 70 mil habitantes.
Nos próximos dias acontecerá a mudança de sedes, tanto para que o Caps 1 passe a ter um espaço mais amplo, possibilitando melhor qualidade para os atendimentos, quanto para que o Caps AD tenha uma sede específica, separada, podendo assim direcionar melhor o tratamento dos dependentes químicos. As novas sedes serão na rua Getúlio Vargas, 221, no Centro (Caps AD) e na rua Epitácio Pessoa, 446, no bairro Oeste (Caps 1). O local que une os atendimentos hoje, na Av. Presidente Kennedy, será desativado.

Função do Caps AD

A saúde mental é ampla e contempla também a dependência química que, no Brasil, acaba sendo mais relacionada à segurança pública do que ao serviço de saúde. Este é um dos motivos para que o surgimento do Caps-AD nas cidades, assim o atendimento pode ser direcionado e efetivo. No Caps 1, acontecem os atendimentos de transtornos como esquizofrenia, depressão, entre outros. Já no Caps-AD, o atendimento é mais específico, voltado não só para o tratamento dos usuários em relação ao uso de drogas e álcool mas, também, para sua reinserção familiar, social e comunitária.

Saúde reitera a importância

“Os atendimentos prestados pelo Caps no município de Sapiranga são muito importantes, isso porque a saúde mental é um fator considerável na qualidade de vida e de saúde do paciente”, destaca a secretária de Saúde, Janete Hess.
Sobre as novas instalações, a secretária complementa: “Como medida de proporcionar o melhor atendimento possível, com qualidade e eficiência, o Caps 1 está sendo relocado para um espaço mais amplo, possibilitando melhores estratégias de atendimento. Além disso, será implantado no município o Caps AD, para atender de maneira concentrada os pacientes e familiares com problemáticas envolvendo o uso abusivo de álcool e drogas, o que beneficia muito a comunidade. Assim, a população é e será atendida de maneira específica em cada local, promovendo melhores atendimentos tanto nos grupos quanto individuais”.