Capitão Francisco Clementino de Santiago Dantas

Quando o assunto é a Batalha dos Mucker, muito se fala da importância do Coronel Genuíno Sampaio e sua morte no conflito. Inclusive, uma estátua em sua homenagem foi erguida no sopé do Morro Ferrabraz. Contudo, segundo o Sr. Arti, o grande responsável e definidor do fim da guerra foi o Capitão Francisco Clementino de Santiago Dantas.

Dantas nascera no Rio de Janeiro e, assim como Genuíno Sampaio, participou da Guerra do Paraguai, sendo um grande estrategista.

Culto, estudioso e disciplinado, Dantas seguia às ordens de Genuíno, seu comandante. Contudo, segundo Arti, a tropa de Genuíno era indisciplinada e não tomava os cuidados básicos.

Ao chegar em Sapiranga, Genuíno subestimou a força dos fiéis de Jacobina e acreditou que logo eles se renderiam, porém não foi o que aconteceu e o resultado foram soldados mortos e feridos.

Na segunda investida, acreditando que haviam assustado Jacobina e seus seguidores, ao colocar fogo na sua casa, o Coronel e sua tropa manteve a guarda baixa durante a noite, sendo atacados pelos Mucker, no atentado que resultou na morte de Genuíno Sampaio.

Assumindo a posição de comandante, Capitão Dantas se colocou a frente da tropa. Dantas colocou ordem e disciplina, se prepararando física e estrategicamente para que obtivessem sucesso no objetivo contra os Mucker. “Ele deu licença para os colonos se armarem, exercitou tiros, pois eles não sabiam direito como atirar”, explica Arti.

O Morro Ferrabraz possuía uma geografia difícil para as tropas, assim, Dantas estudou o terreno e com auxílio de Luppa, um traidor do grupo de Jacobina, planejou o ataque.

A nova investida estava marcada para acontecer no dia 1 de agosto de 1874, contudo, a chuva atrapalhou os planos, transferindo o ataque para o dia seguinte.

Ainda com o objetivo de evitar mortes e prender os desordeiros, já que o exército não podia ser acusado de simplesmente vir para matar, por conta da relação entre o Império Brasileiro e a Alemanha, Capitão Dantas pediu a rendição de Jacobina e seus fiéis, o que foi respondido com tiros vindo dos rebeldes.

Naquele dia, morreram a líder Jacobina e outros 16 muckers. João Maurer fugiu e nunca mais foi encontrado. Outros fiéis, e os filhos de Jacobina, foram presos, encaminhados a Porto Alegre. Tendo Dantas encerrado o conflito.

Segundo Arti, Dantas se consagrou ainda depois, por conta de sua inteligência.