Cantor e compositor Alexandre Oliveira, de Araricá, é premiado em festival de música e poesia, em Gramado

Araricá – O cantor e compositor Alexandre Oliveira representando a cidade de Araricá, e o poeta, declamador e escritor Paulo Vargas, de Portão, foram destaque no 2º Festival Querência do Verso e Tradição de música nativista. O evento de músicas e poesias aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro, em Gramado. A música “O sonho do vivente” foi premiada em primeiro lugar na categoria melhor letra. A canção foi composta por Alexandre e Paulo, retratando o tema “Alambrado”. O parceiro artístico Paulo Vargas também foi premiado como melhor declamador e sua poesia “Campo Aberto”, ficou em segundo lugar.

Oliveira ainda conquistou o troféu de amadrinhador (acompanhamento de violão) na poesia declamada por Paulo Vargas. O acordeonista Lucas Feiber subiu ao palco com a dupla para a interpretação da música. “O festival de tema é muito importante para enriquecer o repertório musical de nosso estado, pois as músicas são compostas (letra e melodia) durante o festival e apresentadas no sábado a noite, é um desafio maravilhoso que nos leva a buscar o que há de melhor em nossa inspiração, para que o resultado seja de bom grado a todos”, disse Oliveira.

Um dos três jurados do festival foi Roberto Ornes, artista que coleciona uma centena de premiações em diversos festivais do Sul do Brasil. “Fazendo parte da equipe, participaram das lidas do acampamento, a minha esposa Fátima de Oliveira e o compadre Antônio Pelinson, mais conhecido como Sujerinha. E concluindo, quero parabenizar ainda todos os organizadores deste evento, em especial, ao Leo de Abreu, que com pouco apoito tem lutado para que a nossa música nativista seja sempre fortalecida”, agradeceu o músico arariquense.

Participações e parcerias

Oliveira e Roberto Ornes tem uma forte parceria na composição de músicas nativistas, reconhecida em todo o Sul do Brasil, sempre representando as cidades de Araricá e Sapiranga. E na agenda do mês de março já garantiram participação no Festival Acampamento da Canção, de Campo Bom, e Canto do Jacaquá, em São Francisco de Assis. Ambos ainda ao longo do restante do ano devem participar de outros diversos festivais, entre eles, o Manancial da Canção Gaúcha, em Bossoroca, o Canto da Lagoa, em Encantado, assim como o Barranca, de São Borja.