Canteiros de rosas na cidade chamam a atenção da população sapiranguense pela sua beleza

Sapiranga – O cultivo da rosa, uma planta forte e duradoura e que floresce de forma suave e delicada, é uma tradição trazida para Sapiranga pelos imigrantes alemães que se fixaram na cidade. E, graças a ela, a Festa das Rosas existe.

 

Os primeiros canteiros surgiram ainda nas floreiras de janelas ou nos pátios das casas. Lírios, margaridas, copos de leite, camélias, tulipas de jardim faziam parte, mas uma chamava a atenção, a rosa. Nas roseiras, a rosa sempre se destacava com a branca, vermelha, cor-de-rosa, matizada, escura, dupla ou simples.
Aos poucos, a fama no município foi se espalhando. “Era uma verdadeira competição para ver quem tinha o jardim mais bonito de rosas”, comenta o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural e Natural, Daniel Gevehr.
Com a urbanização do pequeno vilarejo pertencente à São Leopoldo, os canteiros passaram a fazer parte da paisagem da principal avenida, a João Corrêa. Alguns destes canteiros tradicionais permanecem até hoje, e são preservados, como os que estão em frente à sede do Jornal Repercussão, mas algumas mudanças acompanham a preocupação com manter as características históricas. “Houve uma solicitação da empresa que estava construindo a fármacia para a retirada daqueles canteiros. Como uma medida de compensação da destruição, foram construídos canteiros de rosas dentro do Parque do Imigrante”, finaliza Daniel.
Os principais canteiros de Sapiranga hoje estão ao longo da Av. 20 de Setembro, próximo ao Parque do Imigrante, onde os canteiros estão em forma de asa delta, e na Av. Antão de Farias, perto da RS 239, também há o cultivo, deixando o caminho mais bonito. Em frente à prefeitura, a flor-símbolo também é cultivada e, é claro, na Praça das Rosas.

Avenida 20 de Setembro

Uma das principais avenidas de Sapiranga, a 20 de Setembro possui canteiros centrais que chamam a atenção daqueles que passam por perto.
Perto do Parque do Imigrante, local onde ocorre a Festa das Rosas, prometem encantar os visitantes.

 

 

 

Em frente à prefeitura

 A Prefeitura de Sapiranga, localizada na Avenida João Corrêa, não podia ficar de fora.
O local possui em sua entrada um belo canteiro de rosas vermelhas e cor-de-rosa, que durante a primavera ficam ainda mais bonitos.

 

 

 

Avenida João Corrêa

Sob responsabilidade do Rotary Sapiranga durante anos, os canteiros históricos da Avenida João Corrêa estão localizados em frente à sede do Grupo Repercussão e, desde 2022, o jornal é o responsável pelos cuidados dos mesmos.

 

 

 

 

Avenida Antão de Farias

Localizado perto da RS-239 e da rodoviária, a Avenida Antão de Farias é outro local que chama a atenção daqueles que chegam em Sapiranga.
O cultivo e cores das rosas deixa o caminho ainda mais bonito.

 

 

 

 

Praça das Rosas

 Um dos pontos principais do município, a Praça das Rosas foi construída onde antigamente passavam os trilhos do trem.
O local possui rosas coloridas e que, principalmente na primavera, encantam a população.

 

 

 

 

Canteiro Asa Delta

Na Avenida 20 de Setembro, há outro local que chama atenção.
Perto do Parcão, o Canteiro Asa Delta foi feito nos anos 90 como uma maneira de juntar os dois símbolos de Sapiranga: Rosas e o Voo Livre.