Campo de futebol no bairro Vila Nova, em Nova Hartz, passa por remodelação

Tela de arame foi recuperada após esforço coletivo entre a Prefeitura e membros do Mônaco Foto: Deivis Luz

Nova Hartz – Um campo de futebol que antes estava abandonado, sem manutenção e vandalizado, ganhou vida no bairro Vila Nova, em Nova Hartz. Conscientes de que o esporte promove a inclusão social e fortalece a união entre os moradores, a Prefeitura incentivou os atletas da Associação Mônaco Futebol Clube a ajudarem na revitalização do espaço público. Às margens da Rua Ana Nery, o local sofria com a ação de vândalos. As telas que cercam o campo estavam caídas em algumas partes, enquanto que em outras, foram retiradas do local. O diretor de Esportes de Nova Hartz, Juliano Marmitt, relembra a chegada dos primeiros materiais para a revitalização da área de lazer: “Trouxemos sete cargas de terra preta para nivelar o campo, e depois, outras duas cargas de areia para sanar os buracos. Outro foco da revitalização foi a reforma dos vestiários, banheiros e de parte da tela de proteção existente ao redor do campo”, enumera Juliano.

A renovação da área do campo do bairro Vila Nova integra a proposta do município (que acabou interrompido pela pandemia) que era de descentralizar os eventos esportivos de futebol, que estavam ocorrendo mais na área central do município: “Criamos condições para a retomada de eventos nos bairros”, cita.

 

Outros campos recuperados

O diretor de Esportes disse que o campo de futebol do bairro Vila Nova não foi o único a ser recuperado nos últimos anos: “Desde que iniciamos os trabalhos na Prefeitura, a ideia sempre foi recuperar os espaços públicos. Em 2017, recuperamos o campo de areia do bairro Primavera e depois recuperamos a praça do Campo Vicente e o campo de futebol”, relembra.

 

Envolvidos comentam

Juliano Marmitt, diretor de esportes:
“Iniciamos a reestruturação em 2018 através da parceria com a Associação Mônaco de Futebol. Eles entraram com a mão de obra e a Prefeitura com os materiais de construção. Após a pandemia, nossa ideia é promover eventos no local.”

Leonel Schaefer, sec. de Administração:
“Para nós, é motivo de satisfação. Essa é mais uma realização concretizada em conjunto pela Administração e comunidade. Esta é uma relação de confiança de reciprocidade que tem gerado bons frutos para o município.”

Felipe Sobirai, atleta profissional:
“Para nós era essencial arrumar tudo para que pudéssemos promover os eventos aqui na comunidade. Os eventos só estavam ocorrendo no Centro e avaliamos que seria melhor trazer o futebol para a comunidade ter outra opção.”