Campo-bonenses pedem mais policiamento comunitário

Campo Bom – Campo Bom hoje conta com quatro núcleos de policiamento comunitário em bairros da cidade. A comunidade de bairros ainda não contemplados reconhece a validade e efetividade do programa e pede pela implantação de mais um núcleo. Uma comitiva de moradores esteve na quarta-feira, 9 de maio, na Prefeitura da cidade entregando um abaixo-assinado, com mais de 1500 assinaturas, ao prefeito, Luciano Orsi. O documento pede a implantação de um novo núcleo de policiamento comunitário na região dos bairros Solar do Campo, Firenze, Alto Paulista e Metzler.

Orsi considera a solicitação pertinente, mas informa que o assunto será colocado em pauta quando da implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, cujo projeto de lei já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Ainda em fevereiro deste ano, o vereador Paulo Tigre (PMDB) apresentou uma proposição à Administração Municipal, reconhecendo a necessidade da implantação desse novo núcleo no bairro Solar do Campo. Na justificativa, o vereador cita os constantes atos de vandalismo e arrombamentos praticados na região. Menciona ainda o temor da comunidade e o sentimento de insegurança.

BM precisa avaliar

O capitão da Brigada Militar de Campo Bom, Tiago Reimann da Silveira, confirmou que representantes de bairros foram recebidos na corporação, quando expuseram o pedido pelo núcleo. Também é de seu conhecimento a entrega do abaixo-assinado. Mas, até agora, a BM não possui nada concreto ou formalizado sobre a implantação deste novo núcleo de policiamento. “Não sei quais são os bairros ainda. Não tenho como dizer se a gente vai ter policiais militares aptos a estarem dentro daquele policiamento comunitário”, explica o capitão, reforçando que a criação de um novo núcleo depende de avaliações e muito planejamento por parte da Brigada.

Policiamento comunitário

Em março de 2017 a prefeitura de Campo Bom anunciou a renovação do convênio do Policiamento Comunitário, uma parceria entre Governo do Estado (Brigada Militar) e Prefeitura. Hoje, são quatro núcleos implantados na cidade, nos bairros Quatro Colônias, Imigrante, Celeste e Operária. Quando ocorreu a renovação, foi anunciada a expansão do programa para outros bairros, por ficarem no entorno dos quatro núcleos já atendidos. Os seguintes bairros foram então incluídos: 25 de Julho, Cohab Leste, Cohab Sul, Porto Blos, Gringos e Genuíno Sampaio.

Na justificativa apresentada pelo vereador Paulo Tigre, em sua proposição, ele ainda menciona o fato de o bairro Solar do Campo servir de acesso à cidade pela ERS239, e que por isso tem grande fluxo de veículos e pessoas durante o dia, sendo que muitos dos moradores retornam para suas casas somente à noite.

O Capitão da BM de Campo Bom, Tiago Reimann, explica que a corporação ainda não foi informada pela Prefeitura sobre o assunto de forma oficial. Apenas após receber a validação por parte da Administração é que começam a dar os encaminhamentos necessários e a efetuar estudos mais profundos sobre criminalidade, delimitar o núcleo e o trabalho da Brigada dentro dele. É preciso definir quem atenderá o núcleo, considerando que o brigadiano destacado precisa residir na área onde ele trabalha. Assim, é preciso verificar a disponibilidade de efetivo e a possibilidade de mudança do brigadiano para a região definida.

Texto: Sabrina Strack                    Fotografia: Eder Zucolotto