Campo-bonense Renata Trein Nazzari, é coroada Embaixatriz da Beleza Gaúcha PCD 2020, em Parobé

Campo Bom – Moradora do bairro dos Gringos, em Campo Bom, Renata Trein Nazzari, 26 anos, é a atual Embaixatriz da Beleza Gaúcha 2020, na categoria PCD. A jovem, natural de Taquara, é a primeira mulher com deficiência auditiva a participar de concursos de beleza, com mulheres que não são PCDs, no Rio Grande do Sul.

Renata conta que está a quatro anos participando de competições e já possui sete títulos, sendo três deles representando a cidade de Campo Bom. Ela conta que o interesse em participar destes eventos vem desde criança. “Quando eu era pequena não tive oportunidade, porque minha mãe não teve condições. Em 2015, participei do Garoto e Garota Revelação Três Coroas onde ganhei o título de Simpatia Revelação, aí me deu vontade de participar de mais concursos. Em 2017, tirei meu primeiro título estadual, Princesa Musa do Turismo RS”, relata Renata.

A Embaixatriz conta que está desempregada e que enfrenta problemas para conseguir um emprego, pois os empregadores, por muitas vezes não a consideram PCD. Além disso, os concursos não lhe trazem retorno financeiro, mas ela declara. “[Os concursos trazem] aprendizagem, porque eu amo participar de concursos de beleza, e hoje, tenho patrocinadores para os meus vestidos de gala. Todo concurso gera custo e eu me viro como posso”, afirma Renata.

Embaixatriz da Beleza Gaúcha

A segunda edição do evento Então Brilha, no qual Renata foi eleita Embaixatriz da Beleza Gaúcha PCD 2020, ocorreu no dia 11 de agosto deste ano, em Parobé. Pelas palavras de Renata “foi um evento lindo e mágico”, em que a trajetória de cada uma das participantes foi contada e que todas receberam algum título.

O Então Brilha possui uma categoria específica para participantes PCDs. “Isso é uma grande novidade para o mundo da moda em primeiro lugar, porque é uma coisa que ninguém sabe e nós vamos mostrar para o mundo que nós temos uma cota PCD, que meninas com deficiência podem sim concorrer”, declara Renata.

“Eu estou aqui para defender as pessoas com PCD. As pessoas podem nos enxergar como PCDs, mas nós somos iguais a elas também. Quero mostrar para as meninas que elas são bonitas e que somos capazes de vencer qualquer concurso de beleza”, defende Renata.

Rubéola causou a surdez

Renata perdeu a audição após a mãe ter tido rubéola durante a gravidez. “Quando eu nasci, eu fiquei internada na UTI, tive várias doenças e o médico falou para a minha avó que eu iria ficar, cega, surda ou muda. O pediatra depois notou que eu fiquei só surda, afetou o lado direito do ouvido”, conta Renata, que explica. “Eu tenho perda total do lado direito do ouvido, e tenho a parte média do lado esquerdo, pois hoje eu uso aparelho do lado esquerdo e é onde eu tenho a graduação média.”

Projeto social

Renata também sonha em auxiliar meninas com deficiência que pretendem seguir os mesmos passos que ela. “O meu projeto pessoal é para ajudar as meninas PCDs a entrar no mundo da moda. Eu vou montar um projeto social e mostar que elas são bonitas e são elegantes, que elas podem sim entrar para o mundo da moda”, conta a Embaixatriz, que busca defender a representatividade das mulheres PCDs. “Eu estou aqui para defender as meninas com PCD, para mostrar para elas que nós somos capazes de disputar qualquer título de beleza, mostrando pra elas que nós somos iguais”, declara.