Campo Bom volta a confeccionar Carteira do Artesão

Campo Bom – Um serviço destinado exclusivamente aos artesãos voltará a ser realizado pelo Município de Campo Bom. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) da cidade, em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vai retomar a confecção da Carteira Nacional do Artesão. Após reformulação do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), tanto em âmbito estadual quanto municipal, o Município está preparado para voltar a atender esta demanda. “Este é um documento que regulamenta a profissão e possibilita a presença do artesão em feiras, oficinas e cursos, por exemplo. É um direito destes profissionais e queremos facilitar o acesso a esse serviço”, declara o prefeito Luciano Orsi.
Além da confecção de novas carteiras, o Sine poderá renovar as que estiverem perto do prazo de vencimento. Uma servidora já foi capacitada para os atendimentos, que iniciam em 5 de outubro. “Temos, na cidade, profissionais muito qualificados, prova disso são os produtos expostos na Casa do Artesão. Eles com certeza poderão ter acesso a muitos benefícios através do documento”, diz o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, este é mais um importante serviço agregado ao município. “O artesanato é um segmento essencial para o desenvolvimento econômico e poder facilitar a vida do artesão com esse serviço vem ao encontro de nossas diretrizes”, destaca.
O atendimento para confecção da carteira será nas terças e quintas-feiras, das 8h às 16h, no Sine (Av. dos Estados, 900). Para comparecer é necessário agendar presencialmente, por telefone (3597-3474) ou WhatsApp (51 99668-7364). O artesão deve levar cópia do RG e do CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 e comprovante de pagamento da taxa. O documento é feito no FGTAS em Porto Alegre e leva 30 dias para ser entregue.