Campo Bom vai reviver a fé com encenação da Paixão de Cristo

Evento terá apresentação da Companhia do Riso, de Novo Hamburgo Fotos: Gerson de Oliveira

CAMPO BOM  – Dentro do contexto de estudos do cristianismo, Paixão é o termo adotado para descrever os momentos de sofrimento de Jesus antes do julgamento final. E todo esse momento de angústia será descrito e encenado na Paixão de Cristo, que ocorre nesta sexta-feira (7), durante a atividade “Campo Bom é Demais”. A apresentação vai representar as 14 estações da via sacra, inicia às 20h30, no Largo Irmãos Vetter e terá entrada gratuita.

 

A celebração de Páscoa, que acontece todos anos, com realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), neste ano volta ao Centro e terá como apresentação principal o grupo Companhia do Riso, que é de Novo Hamburgo. “Sempre tivemos uma parceria grande com a cidade de Campo Bom. Já nos apresentamos em épocas natalinas, bem como em feiras que acontecem na cidade. Mas o espetáculo Paixão de Cristo, em solo campo-bonense, será a primeira vez. E, é claro, que nos dá um frio na barriga, uma euforia. E quem vier assistir pode ter certeza de que vamos dar o nosso melhor para emocionar a todos”, explica Cleia Haubert, que é fundadora e diretora artística do grupo.

Para Cleia, o principal diferencial de toda a atmosfera que vai envolver a apresentação se dará pela adesão incondicional dos cristãos: a fé. “A Paixão de Cristo tem uma peculiaridade dentro de todas as apresentações que fizemos. Pois esse público que vem assistir é diferenciado, porque em primeiro lugar ele vem pela fé. É muito legal porque eles vêm de coração aberto para receber o que a gente leva. E, claro, colocamos muito carinho e amor em cada gesto que fizemos porque lidamos com a emoção genuína”, conta.

Espalhando arte há quase 25 anos
A Companhia do Riso, fundada em 1999, participa de eventos há quase 25 anos. Há cerca de uma década e meia, o grupo também faz apresentações na época de Páscoa, relacionadas à Paixão de Cristo, como que ocorrerá nesta sexta-feira. A história da Cleia, que é fundadora do grupo e tem formação nas áreas de Teatro e Circo, confunde-se com a da produtora. O trabalho iniciou com artistas locais de Novo Hamburgo e do Vale do Sinos em um período de efervescência cultural em toda a nossa região.

Histórias que se misturam
“Hoje, faço de tudo na Companhia do Riso. Faço roteiros, produção, cenografia, montagem de figurino, além de maquiagem. Até porque, particularmente, tenho um cuidado especial com a estética do espetáculo. E a gente tem um grupo com cerca de 40 pessoas, aqui da região e de Porto Alegre. Trabalhamos e ensaiamos muito para ter tudo alinhado no dia do evento. Esse trabalho que estamos montando e que vamos apresentar ao público conta com artistas incríveis e que são reconhecidos no cenário artístico do Rio Grande do Sul. Eles estão felizes por estarem conosco para contar essa história tão linda. Queremos ver o local cheio na sexta-feira”.

Prefeito convida comunidade
A Páscoa é um dos eventos mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo. E o evento desta sexta-feira, que deve lotar o espaço do Largo Irmãos Vetter, busca justamente promover e integrar fé e cultura. Dentro das diversas denominações religiosas para esta época, a Prefeitura de Campo Bom busca o incentivo à comunidade para prestigiar o evento com a família. “Esta é uma celebração tradicional no município de Campo Bom. Por isso, convido toda a comunidade para participar e viver esse momento importante. Leve sua cadeira e chimarrão e viva esse que é o principal acontecimento da fé cristã, a ressurreição de Jesus Cristo”, ressaltou o prefeito Luciano Orsi.