Campo Bom vai realizar pesquisa para ouvir avaliação de pais de alunos da rede municipal sobre retomada de aulas presenciais

Foto: Laura Poersch Schommer/ PMCB

Campo Bom – No município e nas demais cidades que constituem a região 7 do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, as aulas presenciais não retornam em setembro, como foi proposto pelo governo do Estado. A decisão foi tomada pelos prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), em reunião na última terça-feira (dia 1º). Os gestores optaram por adotar um protocolo próprio na definição da retomada do sistema presencial e devem se reunir novamente para avaliar a possibilidade de um retorno em outubro. Em Campo Bom, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) vai realizar, de 8 a 11 de setembro, uma pesquisa com pais e responsáveis de alunos da rede municipal para avaliar se eles aceitariam o retorno de seus filhos às aulas presenciais.

A pesquisa será disponibilizada pelo Google Drive, nos grupos de whatsapp das escolas e, se necessário, por meio de material impresso. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, a estimativa é que a pesquisa atinja 100% dos pais e responsáveis. “Queremos identificar a quantidade de crianças que retornarão para as aulas em caso de volta do formato presencial. Cada responsável receberá, junto da pesquisa, uma cartilha escolar de orientação ao possível retorno”, explica a secretária. Ela ainda considera positiva a escolha dos Municípios do Vale do Sinos pela não retomada das aulas em setembro. “Avalio a decisão como coerente, correta e segura, diante da situação de saúde pública, considerando o risco que tanto crianças quanto profissionais correm neste momento em que o número de casos ainda é grande no Rio Grande do Sul. Sabe-se que a criança é altamente transmissora do vírus, muitas vezes assintomática”, aponta.

Proposta do governo do Estado

No dia 1º de setembro, o governo do Rio Grande do Sul divulgou um novo cronograma propondo a diminuição das restrições em relação ao retorno das aulas presenciais no estado. O plano prevê que as restrições sejam levantadas em regiões que estejam em bandeira amarela ou há pelo menos duas semanas em bandeira laranja, sendo que o retorno será facultativo, de acordo com a decisão dos municípios, das escolas e dos pais. A Educação Infantil será a primeira a ter as restrições levantadas, a partir de 8 de setembro.