Campo Bom vai monitorar sincronia dos semáforos

Objetivo com mudança é melhorar a mobilidade no município (Foto: Melissa Costa)

Campo Bom – Os semáforos instalados no município serão monitorados e os problemas recorrentes de sincronia solucionados.

O prefeito Luciano Orsi explica que todos os equipamentos receberão GPS e, com isso, passam a ser comandados remotamente por uma central junto da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. “Há bastante tempo, o pessoal faz reclamações devido a demora para atravessar, principalmente a Avenida Brasil, por conta do sincronismo. A gente sabe que conforme o horário, aumenta o movimento e não conseguimos manter o sincronismo perfeito”, disse o prefeito, citando que uma das questões avaliadas foi de “que embora os semáforos tenham condições de serem programados, isso hoje é feito individualmente e acaba muito facilmente se perdendo essa programação. E a solução é instalar esse GPS e fazer o comando de todos eles de forma remota nessa central”, explica o prefeito.

MELHORAR A MOBILIDADE

Campo Bom tem 17 semáforos e o investimento para a implantação desse novo sistema é de R$ 180 mil. O secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, conta que na busca por soluções dos problemas de sincronização, “haverá esse sistema web em que teremos condições de controlar o tempo dos semáforos e também será detectado quando estragar. Não é a manutenção, isso a prefeitura já tem contrato com outra empresa, essa parte continua igual. Vamos assumir o controle dos semáforos e isso, com certeza, irá melhorar a mobilidade de veículos”, destacou o secretário. A prefeitura aguarda a implementação do novo sistema, que deve acontecer em breve. “É uma demanda importante e solicitada pela comunidade”.

Prefeito e secretário, com a palavra

Além da sincronização, o prefeito Luciano também explica que haverá outra mudança nos semáforos de Campo Bom. “A ideia também é mudar o sentindo das sinaleiras, mudar de horizontal por vertical. Os temporizadores só dão problemas, colocando na vertical será melhor. Muito deles estraga hoje por serem deitados, não é a posição natural, tem umidade pelas laterais. Automatizando o controle na central e tirando o contador, teremos uma importante evolução na mobilidade”.

As mudanças têm como objetivo melhorar a rotina da comunidade de Campo Bom e região que circulam pelo município. “Ter essa evolução é importante. A gente sabe que conforme o horário, aumenta o movimento e não conseguimos manter o sincronismo perfeito. Uma das questões que a gente avaliou que, embora os semáforos tenham condições de serem programados, isso hoje é feito individualmente e acaba muito facilmente se perdendo essa programação, as vezes em dois dias”.