Campo Bom teve incremento de 20,85% na arrecadação do ICMS

Campo Bom – A arrecadação do ICMS em Campo Bom, nos cinco primeiros meses de 2021, teve incremento de 20,85% superior ao mesmo período de 2020, resultado do aumento da arrecadação do Estado que reflete diretamente nos repasses aos municípios através do Índice de Participação do Município (IPM).

Se comparado com o mesmo período de 2019 (antes da pandemia), o crescimento foi de 11,61 %. O IPM é apurado, anualmente, com base em diversos critérios, sendo o principal para Campo Bom o valor Adicionado Fiscal, resultado da produção da indústria, comércio e serviços.

“Esse aumento possibilitará ao município uma melhor distribuição dos recursos e aplicação em prestação de serviços diretos à comunidade, principalmente, no tocante a melhoria da qualidade de vida dos campo-bonenses”, comemora o prefeito Luciano Orsi.

Segundo o fisco gaúcho, o desempenho positivo reflete o movimento de retomada da atividade econômica, mesmo diante do agravamento recente da pandemia e das medidas de distanciamento social. Além disso, também são fruto de uma série de iniciativas adotadas para modernização da administração tributária, que integram a agenda Receita 2030, com repercussão positiva no ambiente de negócios e no desenvolvimento do Estado. De acordo com o SEFAZ, o ICMS, principal tributo a nível estadual, totalizou R$ 10,43 bilhões arrecadados no 1º trimestre de 2021, representando um crescimento de 5,1% frente a 2020, em números atualizados pelo IPCA. Esse é o melhor desempenho dos últimos cinco anos.