Campo Bom terá palestra sobre a história sociocultural do parto no país

Foto: Reprodução

Mais um encontro promete qualificar os profissionais da rede municipal de saúde de Campo Bom. A palestra “Das parteiras ao hospital: a história do parir e nascer no Brasil” trará conhecimentos quanto à importância da humanização do parto e da assistência necessária para o procedimento. Organizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), o evento ocorre no dia 20 de outubro, às 15h30, na Câmara de Vereadores.
O prefeito Luciano Orsi explica que o público-alvo da palestra são os profissionais da rede de atenção básica do município, mas todos são bem-vindos. “É mais um momento para que nossos profissionais cada vez mais aprimorem o atendimento à comunidade e tenham competência para lidar com os mais diversos públicos. Eventos como este tornam-se ainda mais importantes a partir do momento em que a pandemia desacelera e nossas unidades de saúde voltam a ter um grande fluxo de atendimentos”, diz.
Para o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, conhecimentos sobre qualidade na assistência ao parto são essenciais para quem trabalha diariamente com gestantes. “É necessário entendermos a realidade de nascer no Brasil, pois somente através do conhecimento poderemos evitar situações como violência obstétrica e partos traumáticos, por exemplo, garantindo a autonomia e a segurança da mulher”, aponta.
A palestrante será a historiadora da Universidade Feevale Vitória Duarte Wingert, doutoranda em diversidade cultural e inclusão social, pesquisadora CAPES/Cnpq, mestra em processos e manifestações culturais e especialista em ensino de filosofia. “Com os conteúdos apresentados poderemos compreender que gestar e parir tratam-se de processos intimamente ligados a corpo, gênero, sexualidade, parto, maternidade e políticas públicas”, explica a historiadora.
Por Prefeitura de Campo Bom