Campo Bom: Rio dos Sinos está a quatro metros e meio acima do nível

Foto: Fernando Santos/PMCB

CAMPO BOM – Rio dos Sinos segue subindo em Campo Bom, e está a quatro metros e meio acima do seu nível normal (2,8m). Isso significa que começava a entrar água em algumas residências ribeirinhas no bairro Barrinha.

 

A informação foi confirmada pela Prefeitura no final da manhã deste sábado (17). Danos mais severos não devem ser causados. Inclusive, não haviam pessoas abrigadas no Ginásio Municipal, que continuava recebendo muitos donativos para ajudar quem foi atingido.

Conforme previsão da Defesa Civil, o nível do Rio dos Sinos continuou subindo durante a manhã. Por volta das 8h40, ele chegava a 7,33 metros. 

No entanto, não havia nenhuma família alojada no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke. Na última cheia, em 2020, o rio chegou a 7,35.

O prefeito Luciano Orsi acompanha os trabalhos das equipes de socorro, inclusive visitou diversos pontos mais atingidos da cidade. “Estamos atentos e na expectativa que as águas parem de subir. Temos uma força-tarefa atendendo os mais afetados e também recebendo e classificando donativos que chegam a todo o momento no Ginásio Municipal. Somos gratos pela empatia e solidariedade de todos. Felizmente, em Campo Bom os prejuízos foram somente materiais. Pedimos que todos se cuidem, com a cheia do rio, para que nada pior aconteça”, observa o prefeito.

Segundo o meteorologista campo-bonense Nilson Wolff, essa foi a maior precipitação em 38 anos em Campo Bom. Entre as 21horas da noite de quinta-feira e 7 da manhã de sexta-feira choveu incríveis 149.4 mm (média histórica 146.0 mm) e desde às 9 horas de quinta-feira foram 191.0 mm. O volume acumulado de chuva em 24 horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chegou a 209 mm no município na sexta, o maior registrado em todo o RS no mês de junho desde 1961.

Telefones para contato
Defesa Civil – (51) 9 9631 4625
Secretaria de Obras – (51) 3597 1202 ou (51) 9 9803 3629

SOLIDARIEDADE E EMPATIA
Além do atendimento às vítimas do temporal e da enchente, uma grande equipe de voluntários, desde a manhã de sexta-feira, trabalha no Ginásio Municipal de Esportes, que foi preparado para receber possíveis desalojados. Esse grupo está recebendo muitos donativos como calçados, roupas, cobertores, material de higiene e alimentos não-perecíveis. Quem ainda quiser cooperar, pode se dirigir direto ao ginásio.