Campo Bom reunifica calendários da educação

Campo Bom – A usual reunião pedagógica na última sexta-feira do mês nas escolas de Educação Infantil – tema controverso no município e que gerou diversas manifestações entre professores, pais, vereadores e o corpo técnico da Prefeitura – chega ao fim. A confirmação da mudança foi oficializada pela secretária de Educação e Cultura (Smec), Simone Schneider, que revelou ainda que todos os professores (das EMEIs e EMEFs) terão direito ao recesso de julho. Anteriormente, apenas o corpo docente das Escolas de Ensino Fundamental tinha o direito ao recesso, o que gerava grande sentimento de desigualdade entre a categoria. “Todos os professores terão direito ao recesso em julho, entre 23 a 27 de julho. Dando o recesso, tiramos a última sexta-feira do mês. Os pais, ao invés de se organizarem, dez sextas-feiras ao ano, terão cinco dias em julho para se organizarem com seus filhos neste recesso”, esclarece a secretária Simone.

Outra modificação promovida pela Smec diz respeito a hora-atividade para os professores da Educação Infantil e Fundamental. “Agora, os professores devem cumprir 50% da hora-atividade na escola e os outros 50% fora da escola, e que poderá ser utilizado para formação pedagógica ou reuniões pedagógicas”, esclarece Simone.

Smec buscou exemplos nas prefeituras da região

“Ouvimos o Conselho Municipal de Educação e os professores. Praticamente todos os municípios possuem calendário único. Essa modificação favorece os professores, que gostaram das modificações”, cita Simone.

Calendário 2018

Retorno: 7 a 8/2/2018
Início das aulas: 14/2/2018
Recesso: 23 a 27/7/2017
Retorno: 30/7/2018
Término ano letivo: 14/12/2018