Campo Bom renova convênio para garantir o Policiamento Comunitário

Segurança | Programa atua em quatro bairros do município

Campo Bom – A Prefeitura Municipal de Campo Bom renovou o convênio com o Governo do Estado que dá continuidade ao programa Policiamento Comunitário, que ocorre no município desde 2013. A iniciativa conta com quatro núcleos de policiamento – nos bairros Operária, Quatro Colônias, Imigrante e Celeste – e prevê que os policiais militares residam nos bairros em que o programa ocorre.

Através do Policiamento Comunitário, a Prefeitura Municipal garante um auxílio moradia aos policiais militares que participam do programa – atualmente, são 16 soldados da Brigada Militar – no valor de R$ 723,15 por mês. Em tempos em que o salário dos servidores vem sendo parcelado, o auxílio moradia é comemorado pelos policiais militares que fazem parte da iniciativa.

Para mantê-la, o investimento da Prefeitura é de mais de R$ 11 mil por mês. “A segurança pública é um dever do Estado, mas é de responsabilidade de todos, por isso assumimos um compromisso com a população e com o efetivo da Brigada, levando o Policiamento Comunitário aos bairros”, destacou o prefeito de Campo Bom, Faisal Karam. A renovação do convênio pelo município era opcional – a Administração resolveu manter o Policiamento Comunitário para que a comunidade se sinta mais segura e, ao mesmo tempo, para levar mais dignidade aos soldados da que atuam na cidade.

Policiamento Comunitário com núcleos em Campo Bom desde 2013

Quando surgiu em Campo Bom, em 2013, o Policiamento Comunitário atuava nos bairros Operária e Quatro Colônias. Aos poucos, a iniciativa foi crescendo: em outubro de 2014 o bairro Imigrante passou a fazer parte do programa e, em dezembro do mesmo ano, o bairro Celeste também foi contemplado. Hoje cada núcleo conta com quatro policiais militares, que têm à sua disposição coletes, armas e bicicletas para efetuar o policiamento.