Campo Bom recebe o Encontro Sustentabilidade na Prática

Campo Bom – O Teatro do CEI, em Campo Bom, recebeu na noite da última terça-feira (7), um evento para troca de experiências e inspiração para o futuro. O Encontro Sustentabilidade da Prática reuniu empresários do ramo calçadista e fornecedores do setor, para falar de uma tema tão importante, as práticas sustentáveis na indústria.

O evento, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), reuniu nomes de peso do setor, como Alexandre Birman (Arezzo&Co), Rony Meisler (Reserva), Ana Carolina Grings (Piccadilly), Andrea Kohlrausch (Bibi), Roberto Argenta (Beira Rio), Sergio Bocayuva (Usaflex) e Marco Schmitt (Box Print). Todas estas empresas já certificadas pelo Origem Sustentável.
Fez parte da programação um painel onde os CEO’s convidados falaram de algumas ações que já aplicam e as estratégias para o futuro. Como o objetivo comum de que o Vale dos Sinos se torne um exemplo mundial com todas as indústrias certificadas.
O Origem Sustentável é a única certificação no mundo voltada para as empresas produtoras de calçados e de insumos do setor calçadista. A iniciativa é um guia de gestão da sustentabilidade. No final do encontro, um pacto entre mais de 100 empresas foi firmado, incentivando as ações e inspirando o planejamento para os próximos anos.

De olho no futuro

Roberto Argenta, presidente do Grupo Beira Rio. “Temos uma mão de obra extraordinária, empresas extraordinárias, e vamos levar isso para o mundo, mostrando que o sapato feito nessa região do Rio Grande do Sul é sustentável e cuida do futuro do nosso planeta”.

Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co. “Que todos tenham uma consciência ambiental social, e tenhamos práticas que consigam colocar todo o Vale do Sinos com o certificado de Origem Sustentável. Esse é o nosso objetivo e vai acontecer”.

Ações sustentáveis enraizadas
Muitas ações foram citadas durante o encontro, proporcionando uma troca de experiências. Desde o cuidado em contratar fornecedores que também estejam alinhados com as práticas sustentáveis, passando pelo controle de resíduos e reaproveitamento de materiais até o reflorestamento, foram algumas das ações já praticadas pelas empresas.
Recentemente adquirida pelo grupo Arezzo, a marca Reserva já nasceu com o conceito de sustentabilidade no DNA. Fundador da empresa, Rony Meisler contou um pouco da história da marca, que nasceu em 2006. “Nunca buscamos reconhecimento, nascemos com o propósito da sustentabilidade muito enraizado. Não tinha a ver com negócio, tinha a ver com a nossa vocação”, recordou.