Campo Bom realiza aula inaugural do curso de defesa pessoal para mulheres

Campo Bom – Campo Bom oferece aulas de defesa pessoal para mulheres. Entre relatos emocionados de quem já faz as aulas do projeto Elas Por Elas da Polícia Civil em Novo Hamburgo e falas de gratidão de quem está envolvido, na segunda-feira, dia 20, ocorreu a aula inaugural do curso.
A iniciativa foi da primeira-dama Kátia Orsi, que, junto da vereadora Gênifer Engers e da Administração Municipal, angariou meios para a aderência do Município ao projeto. Cerca de apenas um mês após visita à idealizadora da iniciativa, delegada Raquel Peixoto, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Novo Hamburgo, feita junto do secretário de Segurança e Trânsito Rosalino Seara, contando com apoio da Delegacia de Polícia local por meio do delegado Clóvis Nei da Silva, a ideia já se tornou realidade. “É o pontapé inicial de um projeto muito desejado e planejado por nós. Uma forma de garantir a autodefesa e mais do que isso, trazer mais confiança para essas mulheres. Não construímos nada sozinhos, e com a união de forças da Prefeitura, do Legislativo e dos órgãos de segurança pública, conseguimos construir algo muito maior. O agradecimento é para todos que, de alguma forma, ajudaram na realização, em especial à idealizadora delegada Raquel”, pontua a primeira-dama Kátia Orsi.  Com a abertura oficial, as aulas já iniciam em janeiro, de forma totalmente gratuita, com professores voluntários.

 

Em sua fala, Gênifer sensibiliza: “Precisamos desse olhar solidário, de um olhar para aquelas mulheres que necessitam de um carinho, de uma palavra amiga; e por quê não de um tatame, também!? Essa é a maneira que encontramos para que elas tenham um recomeço”. Já a delegada Raquel, que foi homenageada com flores na ocasião, comemora a implantação do projeto em mais uma cidade. “Tudo começou como um pedido das próprias mulheres. Elas não queriam apenas uma medida protetiva, queriam aprender a se defender de uma agressão. Seja agressão doméstica, tentativa de estupro ou assalto. Hoje, com muito orgulho, inauguramos o projeto também em Campo Bom”, disse. Ainda teve um momento para os futuros professores do projeto escolheram voluntárias e fizerem uma demonstração do que será ensinado durante as aulas.
Também participaram da solenidade, representando as secretarias engajadas no projeto o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Gabriel Colissi, o secretário de Esporte e Lazer João Carlos e Silva, e a chefe de gabinete Pâmela Ritter.

 

Pioneirismo no atendimento à mulher
Defender os direitos da mulher é uma questão de cidadania, aponta o prefeito Luciano Orsi. “Sabemos da importância das medidas de proteção à mulher. Demos um grande passo em março de 2020, quando inauguramos a Sala das Margaridas de Campo Bom, mas não paramos nisso. As políticas públicas devem avançar neste sentido e é o que fizemos com mais esta ação”, afirma. Ele acrescenta: “Isso representa a efetivação de uma vontade pessoal de muitos para fazer algo a mais, não somente o que está escrito nas nossas obrigações, mas o que nos alegra o coração e traz benefícios para outas pessoas”.

 

O delegado Eduardo Hartz, diretor da Polícia Civil no Vale do Sinos, destacou que a nova implementação se soma ao pioneirismo da cidade quando instituiu a Sala das Margaridas. “Campo Bom foi pioneira, porque essa sala foi idealizada apenas para os municípios que tem DPDAs (Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento). Quando iniciamos a implementação nessas unidades, o delegado de Campo Bom Clóvis Nei da Silva logo demonstrou interesse em trazer para sua cidade também”, relatou. Silva ressalta: “Para nós têm sido uma grande experiência e o retorno é muito favorável, por termos um espaço dedicado especificamente a esses atendimentos, sempre contando com o apoio da Administração Municipal”.

 

O secretário Seara reconheceu o esforço movido por Kátia e Gênifer. “Somente com a união desses esforços, que levaram a intenção à frente, sensibilizando os órgãos de segurança para que nossa cidade contasse com o projeto, que a realização foi possível. Além disso, contamos com a importante participação da Delegacia de Polícia local, por meio do delegado Silva, que abraçou a ideia de acrescentar mais este serviço à DP”, comentou.