Campo Bom quer ser referência no Brasil na reciclagem de vidros com uso de PEV’s

Com iniciativa inédita, Campo Bom quer ser reconhecida pela prática sustentável (Foto: PMCB)

Campo Bom – Iniciada no mês de fevereiro, a parceria entre a empresa Verallia e a Prefeitura de Campo Bom arrecadou 10 toneladas de vidro. O material foi recolhido através de nove Pontos de Entrega Voluntária (PVE’s) espalhados pelo município. Com a reciclagem, se reduz a emissão de CO² na fabricação de embalagens, o que transforma a iniciativa com impactos extremamente positivos ao meio ambiente. “Quando o vidro é reutilizado no processo, a necessidade de energia diminui consideravelmente. Vejo como excelente toda a iniciativa que vem ao encontro da sustentabilidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, citando, ainda, que “esse movimento iniciado em Campo Bom é considerado um piloto”.

Iniciativa sustentável

O prefeito Luciano Orsi ressalta que a iniciativa é importante para a cidade em vários aspectos. “A empresa fornece os pontos de coleta, recolhe e encaminha o material para a reciclagem, sem custos para o município. Isso gera um retorno ambiental muito positivo, que é a redução do CO² na produção das embalagens, e reforça o compromisso da Verallia com a sustentabilidade, algo em que também acreditamos”, disse o chefe do Executivo, pontuando, ainda, que o vidro no lixo comum torna-se perigoso para os profissionais da coleta seletiva. “É muito importante fazer o descarte correto nos PEV’s”, completou.

INCENTIVO À CAMPANHA NAS ESCOLAS

A campanha é de extrema importância e, para que ela ganhe cada vez mais adeptos à entrega voluntária nos pontos de coleta, a prefeitura tem focado também na divulgação. “Estamos fazendo um trabalho de divulgação e incentivo à campanha nas escolas e espaços públicos, pois a iniciativa tem que ser saudada e fortalecida. Queremos ser exemplo para os demais municípios como a cidade com maior índice de reciclagem de vidro no Brasil”, projetou o prefeito. Hoje, no Brasil, a reciclagem de vidro não chega a 30%. O objetivo é elevar esse número para algo em torno de 90%.

Pontos de coleta

Atualmente, há nove pontos de coleta em Campo Bom: Prefeitura (dois), Largo Irmãos Vetter, Complexo Cei, Cemea Nestor, Verallia, Maxfort Atacado, Condomínio Aquarela Brasil e Colégio Santa Terezinha.
Em breve, também haverá ponto de coleta no Parque do Trabalhador, Emef Santos Dumont, Emef Duque de Caxias, Emef Borges de Medeiros e Emef Presidente Vargas. Junte-se à campanha e descarte o vidro nos PVE´s.