Campo Bom quer fortalecer o desenvolvimento econômico e oferta nova área para empresas

Campo Bom – Com um ambiente favorável aos negócios consolidado a Prefeitura segue com o seu objetivo de oferecer novas possibilidades aos empresários locais ou de fora do município.

Na próxima semana o Departamento de Licitações analisará as propostas da concorrência pública 1/2022 que tem como objeto a alienação de um imóvel de quase 60 mil metros quadrados (seis hectares) e que tem por finalidade atrair uma empresa de médio ou grande porte para a cidade.
O prefeito, Luciano Orsi e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, estão empenhados na articulação dessa iniciativa. “É uma área de quase seis hectares, mas a área útil é de cerca de 2,5 hectares. Nosso objetivo é trazer uma empresa de grande porte. Queremos que essa empresa inicie sua implantação imediatamente”, projeta o secretário.
Luciano Orsi reforça sua perspectiva positiva para a iniciativa. “É uma área muito interessante para um distrito industrial. É próximo da população e fica na Vila Rica, bem próximo da região da ‘Baixada’, da Operária e perto do Centro e essa área tem potencial de se transformar em área industrial”, visualiza.

Gerar até 300 novos empregos

Entre as exigências estabelecidas pela Prefeitura no edital está a de que a empresa terá seis meses para iniciar as obras após o processo licitatório, e outros 12 meses, para concluir a etapa construtiva. “Concederemos ainda outros seis meses para iniciar as atividades industriais/produtivas. Esse processo licitatório é para uma empresa que está, realmente, precisando pôr em prática um planejamento de expansão”, reitera o secretário, Henrique Scholz. Outras exigências estabelecidas no edital é de que a empresa construa, no mínimo, em uma área de cinco mil metros quadrados, gere 300 novos postos de trabalho sendo que 60% deste total sejam de moradores de Campo Bom.

Retorno de ICMS é meta nesta ação

Além de proporcionar futuras oportunidades de trabalho aos campo-bonenses, o objetivo da Administração é de atrair uma grande empresa capaz de proporcionar um incremento de ICMS as receitas públicas. “Projetamos que esse futuro empresário que vier a se instalar na cidade nos proporcione um incremento no Valor Adicionado do ICMS de aproximadamente R$ 400 mil reais ao ano”, revela o secretário, Henrique Scholz.
A área objeto da licitação é estratégica, pois se encontra às margens da Av. dos Municípios, facilitando a logística e escoamento de bens industriais e prestação de serviços para municípios da região, em especial, Novo Hamburgo, São Leopoldo e todo o Vale do Paranhana, Serra e Litoral. “Estamos com boa expectativa de atrairmos uma empresa e gerar bastante emprego e renda”, conclui Orsi.